Semap celebra o Dia Mundial da Água com os alunos da Emef Terezita de Paiva

22/03/2022 - 17:25 Atualizado há 1 dia



Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Emef Terezita de Paiva, escola modelo de sustentabilidade, recebeu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap), para a realização de uma atividade de educação ambiental destinada aos alunos do 4º ao 6º ano. A ação ocorreu nesta manhã (22) e consistiu em apresentar o ciclo de tratamento da água realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), responsável pelo abastecimento de água do município, além de mostrar práticas de reaproveitamento, sob as orientações dos alunos de engenharia ambiental da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 

Alunos da Emef Terezita de Paiva

 

Experimento realizado por alunos de engenharia ambiental da UFS 

 

Para o coordenador de educação ambiental da Semap, Paulo Sérgio Melo dos Santos, realizar eventos alusivos ao Dia da Água vai além de uma simples comemoração, pois o objetivo é que tais alunos multipliquem as informações recebidas e ponham em prática todo o conhecimento. “Para abordar o tema com as crianças, tivemos a preocupação de apresentar uma linguagem mais dinâmica, fazendo referência à teoria, com a palestra de um profissional que atua no SAAE e através da prática, com os alunos da UFS. O intuito é mostrar como a água é tratada e de que forma podemos colaborar para mantê-la utilizável para as futuras gerações”, pontuou.

 

Paulo Sérgio Melo dos Santos, coordenador de educação ambiental da Semap

 

De acordo com a diretora de meio ambiente, Ana Carla Santos Andrade, “todos precisamos compartilhar esse conhecimento com os jovens, de forma bem didática, com o intuito de que eles desenvolvam uma conscientização e repassem para os ambientes em que convivem. Além do trabalho de incutir a consciência ambiental nestes alunos, é o nosso papel mostrar como podem fazer o tratamento em suas próprias casas, assim como o reaproveitamento, fator que impacta diretamente na economia familiar” destacou a diretora.

 

Ana Carla Santos Andrade, direora de meio ambiente da Semap

 

Como parte da atividade, os alunos participaram de palestra realizada pelo técnico em química do SAAE, Cristian Anderson Fontes Prado, que abordou a importância do abastecimento e do acesso a todos. “O objetivo da palestra é mostrar a estes jovens o que é o SAAE, qual a função dele para a cidade e como impacta na vida de cada um. Mostrar o tratamento de água, as substâncias utilizadas e depois vamos conduzi-los à experiência. Recebemos a água tratada, mas como ocorre o processo? Vamos mostrar qual o nosso papel nesse sentido”, explicou.

 

Cristian Anderson Fontes Prado, técnico em química do SAAE

 

Para a professora Manoela de Oliveira, os alunos já têm acesso a essa temática através das aulas de Ciência, porém é sabido o quanto é importante que conheçam o processo de tratamento e passem a valorizar o líquido de que tanto necessitamos. “Todas as nossas ações e parcerias têm essa finalidade, de mostrar a importância da água e da preservação dela. E a equipe da Semap só veio agregar com as experiências práticas que foram realizadas com os pequenos. Eles moram em uma região muito rica em água, inclusive água mineral, que é comercializada e mesmo em municípios assim, com essa riqueza, os moradores precisam da orientação dos profissionais, para cuidarem da maneira correta e sustentável”, enfatizou.

 

Manoela de Oliveira, professora do 5º ano da Emef Terezita de Paiva

 

 

 

Fotos: Flávio Marques