Semana Pedagógica de São Cristóvão começará dia 15 de março

10/03/2021 - 12:48 Atualizado há 3 dias



Diante das diretrizes de proteção contra a covid-19, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai realizar a Semana Pedagógica 2021 totalmente de forma digital, a partir do dia 15 de março (sendo a abertura on-line do evento iniciada às 9h, por meio do youtube da prefeitura - Prefeitura de São Cristóvão - Se). Este ano, a ação não poderia fugir à regra e vai abordar as mudanças na educação mediante o quadro da pandemia.

Marcos Santana


Com o tema “Educação em tempos de pandemia: novos caminhos e formas de ensinar e aprender”, a mesa (digital) contará com a recepção aos professore por parte do prefeito Marcos Santana, e na sequência, a secretária da Semed, Quitéria de Barros acolherá os participantes trazendo uma fala direcionada ao tema da Semana Pedagógica 2021.

 


“Nossa programação vai abordar os diversos aspectos envolvendo a temática deste ano. Vamos desenvolver o evento através de plataformas digitais, e já anulamos os encontros presenciais. Vamos focar nosso planejamento também pra discutirmos de que maneira vamos retonar nossas aulas. Devemos lançar, durante o evento, algumas diretrizes sobre o funcionamento da Rede Municipal. Queremos discutir com nossos professores como chegarmos até nossos alunos, e é claro que também trataremos de conselho de classe, calendário escolar, entre outros temas do cotidiano letivo. O foco será planejarmos as aulas e as atividades a partir do desafio de enfrentarmos esta pandemia. Queremos construir, com nossos professores, propostas pedagógicas que alcancem todos os nossas crianças e adolescentes”, explicou Quitéria de Barros.

Quitéria de Barros


A secretária municipal de educação pontuou ainda que a Semana Pedagógica vai olhar diretamente para os detalhes de cada escola, voltando a atenção para cada região (bairros e povoados). “Vamos observar as especificidades de cada escola, em comunidade. Não podemos tratar a escola do povoado Cardoso igual a escola do Rosa Elze, e teremos o olhar sensível para o que nossos professores vão nos apresentar enquanto dados também. Vamos construir uma proposta pedagógica com foco na realidade de nosso município. Queremos com isto cumprir a nossa função que a proteção de crianças e jovens”, frisou Quitéria.

 


No decorrer da semana, a Semed irá realizar diversos encontros virtuais direcionados para cada escola municipal. “Não vamos ter aglomeração. Teremos esses professores usando plataformas digitais, discutindo as particularidades de suas escolas, levando em conta a situação de sua própria região de alcance”, pontuou a diretora pedagógica da Semed, Deise Barroso.

Deise Barroso

 

 


PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA DA SEMANA PEDAGÓGICA 2021

 


Dia 15 de março

 

9h - Marcos Santana (prefeito de São Cristóvão): recepção aos participantes.
       Quitéria de Barros (secretária da Semed): fala de abertura do evento.

 


9h30 – Daniela Ribeiro

Palestra: Ensino híbrido e os desafios de sua aplicabilidade na rede pública de ensino.

 

10h - Gabriela Zelice de Queiroz da Cruz

Palestra: Conselhos de Classe na perspectiva da Gestão Democrática.

 

11h – Lucianne Rocha Lima

Palestra: Violência sexual contra crianças e adolescentes.

 

Observação: as atividades do restante da semana estarão acontecendo (de forma digital), respectivamente, em cada escola do município.

 


Quem são as palestrantes da Semana Pedagógica 2021?

 


Daniela Ribeiro: mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação na Must University-Flórida-EUA. Especialista em Neuropsicopedagogia pela IPEMIG, Coach de relacionamento familiar e Inteligência Socioemocional, certificada pela SBC e Grupo Augusto Cury. Tem experiência em treinamento de professores e gestores da rede privada e pública. Atualmente é assessora pedagógica na Editora Moderna e desenvolve cursos à distância, além de participar de palestras para alunos e comunidade, através da empresa D&N consultoria Educacional.

 


Gabriela Zelice de Queiroz da Cruz: possui graduação em História pela Universidade Federal de Sergipe (1996). Tem especialização em Gestão Educacional pela Faculdade Pio X (2000). Prestou Consultoria ao Programa de Implementação da Base Nacional Comum Curricular ProBNCC do Ministério da Educação - MEC (2018-2019), atuando em 21 unidades da federação, Conselhos Estaduais e Municipais de Educação, para apoiar no processo de (re)elaboração dos Currículos Estaduais. Atualmente está Diretora do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Semed Aracaju.

 


Lucianne Rocha Lima: assistente social graduada pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo pela Secretaria Especial de Direitos Humanos. Especialista em Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Rua pela FIOCRUZ. Servidora Efetiva da Prefeitura Municipal de Aracaju e da Fundação Hospitalar de Saúde do Estado de Sergipe. Iniciou sua experiência profissional como Assistente Social nos municípios de Macambira e Arauá, atuando na Coordenação de Projeto Social e Elaboração de Diagnóstico Social do município. Iniciou na gestão pública como Assessora de Planejamento da Fundação Renascer, adquirindo conhecimento na área de Planejamento e Orçamento Público. Ainda na mesma instituição assumiu o cargo de Diretora Técnica Operacional. No mesmo período assumiu também a função de Conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizando diversas ações de defesa do Sistema de Garantia de Direitos. Tem experiência profissional adquirida no Centro de Referência Especializada da Assistência Social do município de Tobias Barreto. No ano de 2011 assumiu o concurso público na Prefeitura Municipal de Aracaju, onde além da atuação como assistente social, atuou no cargo de Gerente da Proteção Social Especial, sendo referência técnica dos serviços de Média Complexidade responsável pelos CREAS, Centro POP, Centro Dia e Serviço de Abordagem Social. No mesmo período assumiu a presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracaju, compondo diversos espaços do Sistema de Garantia de Direitos e de formação na Política Infanto Juvenil. No ano de 2011 assumiu também o concurso público na Fundação Hospitalar de Saúde, onde desempenhou a função de Assistente Social na Rede de Urgência e Emergência lotada no Hospital de Urgência de Sergipe. No mesmo ano assumiu também a função de Preceptor do Programa PETI da Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é secretária municipal de assistência social e do trabalho em São Cristóvão.

 

Daniela Ribeiro

 

Gabriela Zelice de Queiroz da Cruz

 

Lucianne Rocha


Fotos: arquivo da Diretoria de Comunicação de São Cristóvão/arquivo Pessoal.