Semana do MEI: comerciantes de São Cristóvão são contemplados com consultoria de finanças na modalidade presencial

26/05/2023 - 12:13 Atualizado há 1 dia



 

Nessa quinta-feira (25) a Prefeitura de São Cristóvão por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) promoveu junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) consultas de gestão financeira a empresários da cidade. A semana de eventos voltada ao empreendedorismo segue com atividades remotas até esta sexta-feira (26).

 

A Semana do MEI é uma iniciativa que traz aprendizados, conexões e experiências que transformam vidas e negócios. É uma semana que oferece a empresários e futuros empresários eventos gratuitos online e presencial para falar de comportamento empreendedor, planejamento para formalizar ou decolar o negócio, gestão financeira, transformação digital, marketing, entre outros. 

 

A iniciativa contempla 34 cidades no Estado, e São Cristóvão é uma das cidades contempladas. Através do eixo Sala do Empreendedor, a Semdet propicia suportes e serviços técnicos para empreendedores da cidade. Por meio da Semana do MEI, o Sebrae enviou um consultor de finanças para conversar com empresários de forma presencial. 

 

Segundo Roberto Grimaldi, consultor de finanças do Sebrae, as consultorias servem para apoiar os empresários e ajudá-los na gestão das empresas, principalmente, no que diz respeito ao setor financeiro. “Muitos administram no dia a dia, mas os saberes principais sobre esse setor, eles não sabem. Então a gente tem o trabalho de primeiro sensibilizar o empresário para depois vim com um produto específico e fazer o crescimento ser uma realidade”. As principais atividades realizadas são: atendimento ao MEI; atendimento solução Sebrae; orientação técnica que envolve planejamento a abertura de um negócio, franquias, finanças e modelos de negócios.

 

 

Roberto Grimaldi, consultor do Sebrae 

 

 

Para Anderson Rezende, agente de desenvolvimento da Semdet, conhecer a realidade dos empresários locais é o primeiro passo a ser feito, para que sejam elaboradas soluções. “Conhecer a realidade, é isso que estamos fazendo hoje aqui. Aqueles pequenos empresários que, por vezes, não têm uma formação para gerir o empreendimento têm a oportunidade de receber nossa orientação e ajuda. Além disso, a sala do empreendedor é um espaço onde os empresários e negociantes podem buscar ajuda, tirar suas dúvidas e resolver seus problemas, além de receber capacitações”. 

 

 

Anderson Rezende, agente de desenvolvimento da Semdet

 

 

A Sala do Empreendedor fica alocada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho da cidade. E, segundo Márcio Monteiro, diretor de Indústria, Comércio e Serviços, a equipe tem a responsabilidade de fazer todo tipo de atendimento que envolva MEI, basta o empreendedor ir até a localidade. Para melhor atender todos aqueles que se interessam pelo suporte, o diretor adiciona que em breve será inaugurada uma segunda Sala do Empreendedor no bairro Eduardo Gomes. Mas, para a atividade presencial dessa quinta, a equipe foi até as empresas prestar esses serviços, afinal, entende-se que o horário disponível para este público é fora do horário comercial.

 

“Beneficiamos hoje, no centro da cidade, alguns comerciantes que a gente entende que na área de finanças é mais complicado, vejo que muitos realizam esse trabalho de forma aleatória, então viemos dar esse suporte. Vale ressaltar também que hoje a consulta não se resume a apenas conversas, estamos transferindo material que possa apoiar esses empresários no desenvolvimento em vários setores como controle de finanças, controle de estoque, etc”. Na ação de ontem, 3 empresas receberam consultoria. 

 

 

Márcio Monteiro, diretor de Indústria, Comércio e Serviços

 

 

Carlos Santos, de 56 anos, foi um dos comerciantes beneficiados pela consultoria. Empresário há 3 anos, é proprietário da loja “Todo Estilo” no centro da Cidade Mãe. Para ele, as orientações são super válidas, tinha expectativas na atividade do Sebrae e espera ter outro momento como este em breve. “Mesmo que a consulta dure pouco tempo, eles nos trazem ideias para serem implantadas em nossa empresa, nos orientam nas planilhas, compartilham elas com a gente. Manifestei meu interesse, porque acho que preciso aprender mais, e eu sou agradecido por essa consulta, irei colocar as ideias em prática e esperar resultados”, finaliza. 

 

 

Carlos Santos, comerciante de São Cristóvão 





 

 

Fotos: Dani Santos