Semana de Pesca: ação ambiental é efetuada no estuário do Rio Paramopama

29/11/2021 - 15:42 Atualizado há 19 horas

Iniciou nesta segunda-feira (29) a Semana da Pesca 2021, organizada pela Prefeitura de São Cristóvão através da Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap). O primeiro dia foi marcado por ações de educação ambiental com coleta seletiva para a limpeza do estuário nos mangues do Rio Paramopama.

Segundo o secretário da Semap, Edmilson Brito, a semana da pesca foi inspirada no dia 21 de novembro, o qual é comemorado o dia internacional da pesca a fim de desenvolver atividades para a conscientização da população local.

“O pescador tem que cuidar daquilo que é dele e a população também, então estamos com esse trabalho de educação ambiental em parceria com a Semsurb e o Instituto Federal de Sergipe para recolher os resíduos e buscar soluções para a melhoria do meio ambiente. É a semana da pesca, mas é importante que o pescador tenha a consciência de que ele precisa cuidar do meio ambiente”, comentou o secretário.

Edmilson Brito, secretário da Semap

A engenheira de pesca e professora do curso técnico do IFS, Isabela Bacalhau, agradece a oportunidade de participar da ação ambiental. “Ainda estamos em ensino remoto então pegamos os alunos do 1º e 2º ano do técnico porque eles têm a disciplina de educação ambiental e nós sabíamos dos viveiros de camarão daqui por ser tudo que eles se formam. Hoje é o momento deles observarem toda essa problemática e pensar em projetos dentro da instituição de como trabalhar com a comunidade, a parte de extensão agrícola e amenizar a poluição do rio”, finaliza.

Isabela Bacalhau, engenheira de pesca e professora do curso técnico do IFS

O pescador Pilau, que faz parte da colônia de pescadores e agricultores Z2, acredita que ações como essas podem ajudar numa mudança de pensamento dos locais. “Com essa coleta outros pescadores vão entender que é preciso ter atenção para cuidar e preservar o nosso rio”.

Pilau, pescador

Ações sustentáveis

Para 2022, o secretário da Semap, Edmilson Brito, disse que há um projeto para a inserção de pontos de coleta seletiva no município. “Tem muitos materiais aqui que podem ser reaproveitados, nós estamos formalizando uma parceria com uma cooperativa para que a partir do próximo ano tenhamos pontos de coleta seletiva em São Cristóvão”, disse.

E para além da semana da pesca, o coordenador da Semap, Anderson Cardoso, falou que há mais ações ambientais a caminho. "Para o próximo mês nós vamos planejar uma grande ação envolvendo todos os barqueiros para entrar em todas as margens do rio fazendo essa limpeza”, concluiu.

Anderson Cardoso, coordenador da Semap

Programação

1/12 - Palestra na Associação de Pescadores às 9h no Povoado Timbó. Tema: Ordenamento Pesqueiro - conceito, importância e aplicações.

3/12 - Palestra e Café da Manhã de Encerramento às 9h na Colônia de Pescadores Z2. Tema - Aspecto da Pesca em Sergipe (a confirmar)