Semana de agricultura de São Cristóvão encerra com realização de feira e roda de palestras

12/08/2022 - 17:02 Atualizado há 3 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEMDET), realizou nesta sexta-feira (12) a Feirinha de Agricultura Familiar para marcar o encerramento da 2ª Semana de Agricultura de São Cristóvão. Fazendo jus ao tema: “Produção Orgânica, Segurança Alimentar e Sustentabilidade”, o evento contou a realização de uma roda de palestras, além da venda de produtos orgânicos e sustentáveis produzidos por agricultores locais e artesãos.

Hortaliças, frutas, verduras, coco, dentre outros, foram os produtos orgânicos que estiveram presentes nas barracas expostas na Praça da Matriz. O agricultor familiar José Renilson Barros, mais conhecido como Dedé, trabalha com estes produtos há mais de 15 anos e fez questão de demonstrar sua gratidão pela oportunidade de apresentar e vender os seus alimentos saudáveis.

José Renilson Barros, agricultor familiar

“Sabemos o quanto essa iniciativa da Prefeitura é importante. Essa feirinha, por exemplo, faz com que os moradores conheçam a nossa produção local e consumam essa alimentação saudável. Nosso município é rico, temos água mineral, solo bom e com esse apoio da Prefeitura, podemos estimular outros produtores a seguirem o mesmo caminho, em busca de proteger a natureza e ofertar alimentos com mais qualidade”, afirmou o agricultor.

Para Josenito Oliveira Santos, secretário da SEMDET, “o intuito do evento é valorizar o produtor local e fazer com que ele sirva cada vez mais as mesas do povo aqui do de São Cristóvão, com produtos saudáveis, que é o mais importante. Para tornar o evento viável, a Prefeitura ofertou toda a infraestrutura para os feirantes e eles trouxeram apenas os produtos”, explicou. Quem enfatizou a importância do poder público na organização e execução dessa iniciativa foi Neusa Malheiros, diretora do trabalho da SEMDET, que reforçou a importância da ação no tocante à geração de empresa e renda.

Josenito Oliveira Santos, secretário da SEMDET

Neusa Malheiros, diretora do trabalho da SEMDET

Renato Correia de Figueiredo, chefe do escritório da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro), em São Cristóvão, disse que essa parceria com a SEMDET está um sucesso, “basta olhar a quantidade de agricultores familiares presentes, que trabalham de forma agroecológica, em virtude dessa articulação entre a Secretaria da Agricultura, o Sindicato Rural e os agricultores de diversos povoados. Aqui a gente vê uma diversidade de produtos, porque São Cristóvão tem muita água, tem uma característica de solo muito favorável e uma preservação ambiental forte. Precisamos aproveitar essa oportunidade, com a participação de todos e de forma organizada”, frisou.

Visitando a feira, o secretário de agricultura do município de Santa Luzia, José Roberto Celestino de Jesus, afirmou que existe um trabalho parecido já desenvolvido em seu município e a sua vinda à São Cristóvão foi motivada pela troca de experiências. “Esta é uma iniciativa muito positiva, que também desenvolvemos e a gestão de São Cristóvão está de parabéns por fortalecer a agricultura familiar e ofertar à população produtos que promovem saúde. Essa troca de experiência está sendo muito promissora e estamos aqui pra somar”, enfatizou.

José Roberto Celestino de Jesus, secretário de agricultura do município de Santa Luzia