Semana da mulher: Prefeitura de São Cristóvão realiza atividades de saúde e autocuidado para o público feminino

10/03/2023 - 16:59 Atualizado há 3 dias



 

Na última quarta-feira (08) foi celebrado o dia da mulher e, durante esta semana, a Prefeitura de São Cristóvão realiza uma série de ações voltadas para o público feminino, com o objetivo de promover reflexões sobre o papel da mulher na sociedade e oferecer atividades que garantam saúde, bem estar e conhecimentos importantes sobre autocuidado. 



Uma destas ações foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que, por meio da Coordenadoria da Mulher realizou o “Dia Delas”, uma atividade com o objetivo de estimular o desenvolvimento de potencialidades femininas a partir da autopercepção corporal. Durante o evento, que aconteceu no povoado Rita Cacete, ocorreu um bate-papo com uma profissional da psicologia, aula de ginástica aeróbica e serviços de maquiagem, corte de cabelo, tranças, dreads e cuidados com as unhas. 

 

 



Para a coordenadora de políticas para a mulher, Paula Cardoso, esse tipo de iniciativa é importante para fomentar o desenvolvimento das mulheres: "Nosso objetivo aqui hoje é celebrar o dia da mulher e lembrar das nossas conquistas e que ainda tem muito mais a ser conquistado. Vivemos em uma sociedade muito machista e precisamos desconstruí-la a partir das nossas ações. Mas hoje também é dia de relaxar e promover esse contato das mulheres com seus corpos, atividades físicas e culturais, estimular o desenvolvimento dessas mulheres”. 

 

 

Paula Cardoso,coordenadora de políticas para a mulher

 

 

Segundo a secretária municipal de assistência social, Lucianne Rocha Lima, a semana do Dia Internacional da Mulher é um momento de refletir sobre as lutas femininas, mas também de valorizar a força e independência das mulheres. “É uma semana para reforçar a luta de todas as mulheres por igualdade, respeito, inclusão social e pelo fim da violência e, para celebrar a vida dessas mulheres, estamos aqui realizando essas atividades para valorizar a força e a independência das mulheres, diante do processo de proteção social” pontuou a secretária.  



Lucianne Rocha Lima, secretária municipal de assistência social

 

 

A psicóloga Isa Moura, que participou do evento como facilitadora, destacou que a rotina da maioria das mulheres, tomada por atividades profissionais e domésticas, como cuidados com a casa e os filhos, dificulta a dedicação à ações de autocuidado: “falamos sobre as lutas das mulheres, empoderamento, autoestima, olhar para si. A mulher hoje em dia vive muito presa à uma rotina de trabalho fora de casa e um trabalho em casa que nunca acaba. Precisamos desses momentos para as mulheres refletirem e serem abraçadas e acolhidas”. 

 

 

Isa Moura, psicóloga

 

 

Esse acolhimento pode ter impactos positivos na vida da população que participa desse tipo de ação, como a senhora Elisabete Lucivalda, que destacou: “é um evento que nos permite adquirir mais informação e também é importante para nós, mulheres, nos cuidarmos física e mentalmente”. 

 

 

Elisabete Lucivalda, moradora de São Cristóvão

 

 

Cuidados simples como tratamentos de beleza são capazes de elevar a auto estima das mulheres e trazer impactos positivos em aspectos profissionais, relacionamentos pessoais e saúde mental, por isso a senhora Fátima Cardoso relata a alegria de participar da ação: "é bom termos esse espaço para cuidar da saúde e da beleza. Estou ansiosa para mudar um pouquinho o visual”. 

 


Fátima Cardoso, moradora de São Cristóvão

 

 

 

Dia Delas no Povoado Cabrita 



Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de São Cristóvão segue com a programação especial da semana do Dia Internacional da Mulher com o “Dia Delas” no acampamento Nossa Senhora D’Ajuda, no povoado Cabrita. A ação tem início às 14h e vai oferecer serviços de autocuidados e saúde para o público feminino da região. 

 

 

 

Fotos: Dani Santos.