Semana da Agricultura em São Cristóvão mostra o crescimento econômico e social de agricultores e comunidade local

26/07/2023 - 18:23 Atualizado há 9 horas



 

Na manhã desta quarta-feira (26)  teve início a Semana da Agricultura em São Cristóvão, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), por meio da Diretoria de Agricultura. O evento tem como objetivo mostrar os resultados positivos alcançados até o momento e destacar os programas municipais que vêm impulsionando a produção agrícola e beneficiando um número crescente de pessoas, tanto economicamente quanto socialmente. A Semana de Agricultura segue com eventos até o dia 28. 

 

Entre os programas de destaque, o Programa Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (PMAAF) tem sido fundamental para fortalecer a agricultura no município. O programa vem beneficiando 27 agricultores locais, que produzem 30 variados produtos destinados a 11 instituições e mais de 200 famílias cadastradas do CadÚnico em São Cristóvão. 

 

Segundo o diretor de Agricultura da cidade, Anderson Cardoso, o projeto municipal  tem se mostrado uma ferramenta eficiente para incentivar as vendas dos produtos oriundos da agricultura familiar, garantindo assim o desenvolvimento econômico sustentável para a região. “O nosso PMAAF é um projeto melhorado do PAA, realizamos assistência técnica junto aos agricultores participantes e culmina com a aquisição de alimentos e distribuição para as entidades credenciadas na Assistência Social e, também, diretamente para as famílias que são atendidas pelo programa Tá Na Mesa”. 

 

 

Anderson Cardoso, diretor de Agricultura

 

 

Outro programa que se destacou nos últimos anos foi o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que operou entre 2020 e 2022 e beneficiou 16 agricultores e 09 instituições. Em sua nova fase em 2023-2024, o programa já conta com 35 agricultores credenciados, ampliando significativamente seu alcance e impacto positivo na comunidade agrícola e nas famílias que recebem os alimentos.

 

De acordo com Josenito Oliveira, secretário da Semdet, a Semana da Agricultura será só mais um momento para destacar a importância do trabalho da Agricultura Familiar. “Nós temos uma programação justamente para enaltecer essa categoria de extrema importância que é a agricultura familiar, em especial a agricultura do município de São Cristóvão, que se caracteriza como uma bastante diversificada”. 

 

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet

 

 

A Semana da Agricultura também celebra parcerias importantes com órgãos como a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Essas parcerias têm proporcionado novas oportunidades para os trabalhadores rurais, incluindo suporte técnico, capacitação e qualificação. Essa abordagem holística do desenvolvimento agrícola não apenas melhora a produção e a qualidade dos produtos, mas também eleva a qualidade de vida dos agricultores e suas famílias.

 

“Conseguimos trazer a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) para dentro da nossa secretaria que atende os agricultores, emitindo o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) possibilitando aos agricultores se encaixarem nos benefícios e créditos destinados a este público; fechamos parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) pelo qual será disponibilizados cursos de capacitação entre outras diversas ações feitas pela Semdet”, esclarece Josenito.

 

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, partilha que os programas de apoio à Agricultura Familiar têm sido uma prioridade para o município, pois acredita-se no potencial dos trabalhadores da cidade e na importância de garantir a sustentabilidade do setor agrícola.

 

 

Prefeito Marcos Santana 

 

 

“São ações que queremos que se ampliem cada vez mais, é importante que cresçamos nossa produção para a movimentação econômica local, como dos produtores, mas que continuemos com essas iniciativas de passarmos para aqueles que precisam, para atender nossa demanda da cidade. São famílias e instituições que recebem, que são beneficiados por aqui, com produtos de qualidade que são daqui, que é nosso, e isso precisa ser valorizado, e buscamos o possível para que sejam sempre valorizados", declara Marcos Santana. 



 

Agricultores e Beneficiados 

 

A confraternização entre os agricultores e beneficiados durante a Semana da Agricultura proporcionou um momento de gratidão e troca de depoimentos, reforçando a importância desses programas para a comunidade local. Agricultores expressaram suas expectativas para novas fases mais produtivas, enquanto beneficiários relataram como esses programas têm contribuído para a segurança alimentar e o acesso a alimentos frescos e saudáveis.

 

Sócrathes Matos, 58 anos, é agricultor sancristovense, acredita que o sucesso dos programas confirma a boa produção que é feita no município, além do retorno significativo no comércio e economia local. “São programas que vieram para beneficiar e ajudar os pequenos produtores, estamos nos organizando para, cada vez mais, conseguir atender as demandas do nosso município”.

 

 

Sócrathes Matos, agricultor sancristovense

 

 

Do outro lado, umas das beneficiárias dos produtos desenvolvidos por agricultores como Sócrathes, Maria das Graças Santos, diz que é uma ação muito gratificante e que faz total diferença na vida daqueles que estão em situação de vulnerabilidade. “Sou cozinheira na Cozinha Solidária Daniele Bispo aqui de São Cristóvão e a gente atende 150 famílias carentes, fornecemos almoço de segunda a sexta e é muito satisfatório, é uma benção de Deus ser uma das beneficiárias da agricultura familiar local”. 

 

 

Maria das Graças Santos, cozinheira 

 

 

Programação 

 

A Semana da Agricultura terá a realização de uma oficina no dia 27 sobre Suinocultura: avanços e desafios (teoria e prática) às 09h, no Acampamento Emília Maria. Já no dia 28, acontecerá na Praça da Matriz a partir das 8h uma Feira da Agricultura Familiar e Exposição.

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier