Selecionados no PELC assinam termo de credenciamento com a Prefeitura de São Cristóvão

19/08/2021 - 17:35 Atualizado há 1 hora

O prefeito Marcos Santana e a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) recepcionaram, na manhã desta quinta-feira, 19, no Paço Municipal, os profissionais da área esportiva que vão atuar no Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Selecionados para os cargos de agente social, coordenador de núcleo e coordenador pedagógico, o grupo deverá trabalhar com crianças, adolescentes e idosos, através de brincadeiras de cunho esportivo e também modalidades como futebol, handebol e outros. São Cristóvão foi a única cidade sergipana selecionada para fazer parte do programa.

O PELC é de responsabilidade do Governo Federal, e foi criado por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), vinculado aos Departamentos de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais (DEDAP) e Departamento de Gestão de Programas de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (DEGEP), sob a coordenação da Coordenação-Geral de Lazer e Inclusão Social (CGLIS) e da Coordenação-Geral de Acompanhamento da Execução (CGAE). Em São Cristóvão será gerido pela Semel.

“Estamos recebendo esses profissionais nesta manhã para a assinatura do termo de compromisso com o PELC, sendo este momento um dos pontos descritos em nosso plano de governo, desde 2016, como uma das metas de nossa primeira gestão. Temos consciência do poder do esporte nas vidas das pessoas, por esta razão nossa gestão criou o Bolsa Atleta, que financia parte do treinamento de atletas e paratletas de nossa cidade, garantindo com que possam seguir com seus treinamentos, por exemplo. Queremos com a implantação do PELC, que mais crianças e jovens possam ser tocados pelas modalidades esportivas, evitando inclusive o contato deles com situações de vulnerabilidade e drogas. Queremos que os profissionais que foram contemplados neste programa possam contribuir para o desenvolvimento socioesportivo de nossos jovens e adultos”, disse o prefeito Marcos Santana.

O foco do PELC é o desenvolvimento de núcleos de esporte recreativo e lazer, tanto na zona urbana quanto rural, envolvendo comunidades tradicionais e indígenas. O programa vai acontecer em praças, quadras, salões paroquiais, ginásios esportivos, campos de futebol e clubes sociais, através de uma gestão participativa e democrática. A secretária interina da Semel, Paola Santana, na ocasião, apresentou o cronograma final das atividades que serão exercidas pelos profissionais integrantes do PELC.

“Somos a única cidade sergipana contemplada neste programa, onde nos inscrevemos para participarmos em 2018, e após os trâmites legais e o advento da pandemia só conseguimos lançar efetivamente agora. Será um programa voltado para crianças, jovens e adultos de nossa cidade, onde vamos, através de brincadeiras com cunho esportivo e de modalidades esportivas, contribuirmos para que os alunos e alunas possam praticar atividades recreativas/esportivas. Além disto, ofertaremos oficinas de teatro, dança, escolinha de futebol, handebol, atletismo e outras, tanto no Centro Histórico quanto na região do Grande Rosa Elze e povoados de nossa cidade”, explicou Paola.

Paola Santana

Para Joucieny Santos Rodrigues, selecionada para o cargo de agente social, agora é esperar pegar o cronograma de atuação e partir para o encontro com os alunos. “Já trabalho com esporte há algum tempo. Como sou educadora física, e atuo com dança também, já tenho experiência em atividade física e socialização. Estou ansiosa para começarmos logo esse trabalho, que espero que aconteça da melhor forma”, finalizou.

Participaram do evento: o presidente da Câmara Diego Prado, e os vereadores Edson Pereira, Rafael do Sucatão, Marcus Lázaro, Regi do Rosa Maria, Edvaldinho Cabeleireiro, Valdecir Filho, Pastor Marcos Neves e Ítalo Macário, além do vice-prefeito e secretário municipal de governo, Paulo Júnior e o secretariado da gestão municipal.

Fotos: Heitor Xavier.