Segunda-feira do Carnaval dos Carnavais atrai visitantes ao Centro Histórico de São Cristóvão

21/02/2023 - 16:15 Atualizado há 1 dia



O penúltimo dia do Carnaval dos Carnavais foi de muita animação e folia nas ruas do Centro Histórico de São Cristóvão. E nem a chuva no finalzinho da tarde afastou os sancristovenses e visitantes que foram aproveitar o Bloco Zé Folia e o Bloquinho do Fasc e as bandas Trakinagem e Tuka Velloz, que integraram a programação oficial do evento nesta segunda (20). 



Trazendo o melhor dos carnavais de Pernambuco, Salvador e São Cristóvão, o Bloco Zé Folia foi o responsável por dar início ao dia de festa na Cidade Mãe. Criado em 2018 por um grupo de amigos que fazem parte da iniciativa “Jovens do Futuro”, o bloco tem como marca os bonecos gigantes que homenageiam figuras importantes do município, e que foram produzidos pelo próprio grupo com a utilização de materiais recicláveis. 


Bloco Zé Folia

 

Neste ano, personagens como Dona Madalena da Ilha Grande e Mestre Passos foram os homenageados pelo Bloco. Para Mateus Oliveira, organizador do Zé Folia, “é uma alegria muito grande colocar o bloco na rua, porque a gente se dedica o ano todo planejando, construindo, pensando sempre em trazer o melhor para a nossa cidade”, afirmou.


Mateus Oliveira, organizador do bloco Zé Folia

 

Quem ficou encantada com os bonecos gigantes do bloco foi a professora aposentada Hortência Costa. Natural de Salvador, ela contou que esta foi a primeira vez que visitou a Cidade Mãe e que pretende voltar mais vezes. “Achei o carnaval daqui maravilhoso. A arquitetura da cidade me lembra a do Pelourinho, mas algo muito mais tranquilo. O Carnaval daqui é para jovens, para os idosos, para toda a família”, destacou.

 



Hortência Costa (no centro da imagem) acompanhada da família e amigos

 

Outros visitantes que vieram de outro município para curtir a folia foram os aracajuanos Eduardo Gurgel e Débora Amoroso. Eles aproveitaram o clima tranquilo da cidade para trazer a filha Lara Lis, de 3 anos, para o seu primeiro carnaval. “Ontem nós viemos sozinhos, e hoje trouxemos ela porque vimos que é uma festa calma, de família, com muitas crianças brincando e ela está amando”, relatou Amanda. “Carnaval é um momento de muita alegria, diversão e poder trazer minha filha para ver e aproveitar também é muito bom”, completou Eduardo. 



O casal aracajuano trouxe a filha para curtir o Carnaval em São Cristóvão

 

 

 

 

“Uma festa de paz, tranquilidade e voltada para a família”

 

Assim como a maioria dos relatos sobre a folia na Cidade Mãe, são essas também as características principais evidenciadas pelo prefeito Marcos Santana quando se trata do Carnaval dos Carnavais. 



De acordo com o gestor municipal, ao promover uma festa como essa, a Prefeitura busca estimular o surgimento de novos blocos e manter aqueles que já são tradicionais, mantendo a cultura em uma das épocas mais importantes do ano. “Nós disponibilizamos todo apoio logístico para que a festa seja bonita e aconteça da melhor forma. É um carnaval do povo, da família, onde as pessoas vem para brincar em um clima de paz, de amor e de comemoração. É isso que a gente sempre quer estimular”, enfatizou o prefeito. 


 

Prefeito e o deputado estadual Paulo Júnior

 

 

 

 

Bandas encerrando mais um dia



Após os blocos, foi a vez das bandas se apresentarem no palco da Praça da Matriz. A primeira a subir ao palco foi a Trakinagem. Com repertório diversificado, indo do axé ao sertanejo, a banda sancristovense animou o público. 



Para o vocalista Davisson Beleza “depois desses dois anos de pandemia, sem festas, ter a oportunidade de voltar no Carnaval dos Carnavais, que é uma das maiores festas carnavalescas de Sergipe, é uma alegria imensa”. A opinião dele também foi reforçada pela vocalista Bruna Little. “Participamos do último Carnaval aqui e foi uma experiência maravilhosa. Poder retornar isso para vivenciar essa energia é muito bom”, afirmou.

 


Banda Trakinagem

 

Finalizando a noite, Tuka Velloz trouxe para o palco da Matriz o Projeto Axezin, seu novo trabalho. No repertório, o artista trouxe grandes hits do axé que manteve o público animado até o último minuto de festa. “Esse é nosso primeiro evento de Carnaval com nosso novo projeto e estamos muito felizes em poder trazer isso para São Cristóvão.  É um Carnaval em uma cidade histórica que a gente admira e gosta bastante”.


Tuka Velloz

 

Programação da terça no Centro Histórico

 

16h - Bloco As Chiquinhas 

16h30 - Bloco Mulekada  

17h - Bloquinho Do Fasc 

17h30 - Bloco Zé Folia  

18h - Bloco A Porta 

 

Palco da Praça da Matriz

 

18:30 - Zanny, A Musa

21h - Pitersom

 

Fotos: Dani Santos