Secretaria Municipal de Saúde assegura continuidade na oferta de vacinas de rotina

27/05/2020 - 16:04 Atualizado há 1 dia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) permanece ofertando todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mesmo durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). As aplicações das vacinas para toda a população são realizadas seguindo a programação de atividades de cada UBS, conforme recomenda o Ministério da Saúde.

“É importante que a população saiba os dias que a oferta acontece para que assim evite deslocamentos desnecessários a outras unidades de saúde, fora do território que reside ou a busca da vacina em dias em que a oferta não acontece. Ter o cartão de vacina em dia é muito importante para o cuidado individual e coletivo da saúde, pois previne a ocorrência de doenças infecto contagiosas em nosso município, como o sarampo, a catapora, a meningite dentre outras doenças evitáveis através da imunização.”, afirmou a coordenadora de Atenção Primária, Carolina Anunciação.

De acordo com Carolina, foi adotado o agendamento da vacina da BCG e a concentração das aplicações em um dia da semana para evitar perdas de doses, utilizando cada frasco da forma mais eficiente possível, e atendendo o maior número de crianças. Cada ampola da vacina contém 10 ou 20 doses e, depois de aberta, ela só tem validade de seis horas.

Ainda segundo a coordenadora, a vacina antirrábica possui sistema de aplicação diferente. “Ela pode ser realizada nos dias zero, três, sete, 14 e 28 após a mordedura do animal, o que justifica a aplicação apenas em algumas unidades. É importante prosseguir com a observação da lesão e do comportamento do animal.”, informou.

Por mais que o momento seja de cautela, a vacinação é necessária para a prevenção de outras doenças. A SMS orienta que as pessoas utilizem máscaras ao sair de casa e que consultem previamente os dias e horários para a vacinação em cada UBS. Confira:

- UBS Jairo Teixeira (Centro): Todos os dias das 7h30 às 18h30, inclusive horário de almoço, e BCG nas sextas-feiras 7h30 às 13h30;

- UBS Sinval José de Oliveira (Lot. Lauro Rocha): Todas as terças-feiras e quintas-feiras das 7h30 às 11h30, exceto BCG e Antirrábica;

- UBS Massoud Jalali (Rosa Elze): Todos os dias das 7h30 às 18h30, inclusive horário de almoço, e BCG nas quartas-feiras 7h30 às 13h30;

- UBS Mariano Nascimento (Rosa Maria): Todas as terças-feiras e quintas-feiras das 8h às 16h30, exceto BCG e antirrábica;

- UBS Maria José Figueiroa (Eduardo Gomes): Todos os dias das 7h30 às 18h30, inclusive horário de almoço, BCG nas segundas-feiras das 7h30 às 13h30;

- UBS Luiz Alves: Todas as segundas-feiras das 8h às 11h30, exceto BCG e Antirrábica;

- UBS Antônio Florêncio de Matos (Tijuquinha): Todas as terças-feiras e quintas-feiras das 8h às 12h, exceto BCG e Antirrábica;

- UBS José Macário de Santana (Várzea Grande): Todas as terças-feiras e sextas-feiras de 8h30 às 11h, exceto BCG e antirrábica;

- UBS Alice Freire (Pov. Pedreiras) / UBS Laudelina Lima Andrade (Pov. Caípe): Uma vez no mês em cada ponto de apoio das 8h às 12h, exceto BCG e Antirrábica;

- UBS Parque Santa Rita: Todas as terças-feiras das 8h às 11h30, exceto BCG e antirrábica;

- UBS USF Maria de Lourdes Cruz (Rita Cacete): Todas as quartas-feiras das 8h às 11h30, exceto BCG e antirrábica;

- UBS José Antônio de Lima (Colônia Miranda): Todas as sextas-feiras das 8h às 11h30, exceto BCG e antirrábica;

- USF Maria de Lourdes Alves (Pov. Feijão): Todas as quintas-feiras da 8h às 11h, exceto BCG e antirrábica;

- UBS Manoel Juvino Santos (Cardoso): Todas as quartas-feiras da 8h às 11h, exceto BCG e antirrábica;

- USF José Raimundo Aragão (Divinea): Todas as segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras das 8h às 11h30, exceto BCG e antirrábica.

Foto: Heitor Xavier