Secretaria de Saúde realiza curso de capacitação para os novos agentes de saúde de São Cristóvão

13/02/2023 - 17:01 Atualizado há 4 dias



Começou nesta segunda-feira (13), o curso introdutório de formação  inicial para os agentes comunitários de saúde e de endemias, convocados no último concurso. A capacitação é oferecida pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

 

A formação vai ter duração de 40 horas  e oferece aos 11  novos agentes de saúde uma preparação para conhecerem melhor o Sistema Único de Saúde (SUS)  e aprenderem a atuar nas comunidades, como destaca a facilitadora do curso, Daniela Pereira. 

 

“O curso é voltado para o acolhimento. Vamos abordar conteúdos como história do SUS e  importância do trabalho do agente comunitário de saúde no combate às endemias. O trabalho do  agente de saúde é muito necessário para a população”, pontuou. 

 

Daniela Pereira, facilitadora do curso

 

O agente comunitário de saúde e aluno do curso de capacitação, Rooldney Araújo, destaca o papel da gestão municipal, que aumenta o número de profissionais qualificados para cuidar do povo de São Cristóvão. “A expectativa é que a gente possa contribuir com a comunidade. O curso de formação vai nos oferecer uma base,  sempre com referência científica, para que a gente possa no dia-a-dia promover saúde. O que nos motiva a estar aqui é contribuir com o povo e ter acesso aos serviços de saúde. A prefeitura está convocando e capacitando profissionais para cuidar das pessoas”, ressaltou o agente. 

 

Rooldney Araújo, agente de saúde

 

Para a agente de saúde, Juliana Aguiar, a parceria entre esses profissionais e a população  é capaz de transformar a realidade na qual as pessoas estão inseridas. “Quero aproveitar essa partilha de saberes oferecidos pela Secretaria de Saúde do município. Espero estar junto à comunidade e construir uma  transformação da realidade junto a população da qual também fazemos parte”, concluiu.

 

Juliana Aguiar, agente de saúde



O agente comunitário de saúde e o agente de endemias são profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolvem ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.

 




Foto: Dani Santos