Secretaria de Saúde realiza acolhimento da equipe de Saúde Prisional

18/06/2020 - 19:19 Atualizado há 1 semana



A Secretaria Municipal de Saúde realiza uma semana de acolhimento para a equipe de Saúde Prisional de São Cristóvão. O intuito é garantir o acesso das pessoas privadas de liberdade ao cuidado integral no Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão para o início das atividades no Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan) é na próxima segunda-feira (22).

 

 

Segundo a coordenadora de Atenção Primária, Carolina Anunciação, o propósito do acolhimento é que a equipe conheça a política prisional e suas diretrizes para que o resultado seja satisfatório em pouco tempo. “Nós entendemos que somos responsáveis por esse território. A implementação começa com o acolhimento, que tem sido muito produtivo.”

 

A equipe é formada por oito profissionais: um médico com experiência em saúde mental, um médico clínico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista, um técnico de saúde bucal, um psicólogo e um assistente social.

 

 

Os profissionais de saúde participaram de diversas palestras, como Gestão no Sistema Prisional. A palestrante Mayra de Oliveira destaca que a equipe precisa ter a compressão de que direitos como à saúde é inerente a todos os cidadãos, inclusive aos privados de liberdade. “Ter essa compressão, e a de tudo que foi discutido hoje, é essencial para que o cuidado à saúde da pessoa privada de liberdade se dê da melhor maneira.”

 

Plano de Implantação

 

O Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) em 2014. O objetivo é de levar saúde pública à população privada de liberdade nos presídios brasileiros.

 

De acordo com a coordenadora, um Plano de Implantação de equipes para o Sistema Prisional foi elaborado junto com a Secretaria do Estado de Saúde (SES) e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejuc). “O projeto visa implantar três equipe de saúde no Copemcan. Hoje, estamos implantando uma equipe e em breve outras serão instituídas.”, finalizou.

 

Fotos: Dani Santos