Secretária de Saúde e Prefeito de São Cristóvão recebem Presidente do Hospital Senhor dos Passos para garantir diminuição na fila de cirurgias eletivas

19/05/2023 - 18:43 Atualizado há 1 dia

Nesta sexta-feira, 19, a Secretária de Saúde de São Cristóvão, Fernanda Santana, juntamente com o prefeito da cidade, Marcos Santana, recebeu a presidente do Hospital Senhor dos Passos, Magna Barroso, para discutir estratégias de como sanar as filas de cirurgias eletivas tanto no hospital quanto no município. A presidente do hospital solicitou a reunião com o intuito de discutir o programa Opera Sergipe, para alinhar o desempenho de cada instituição.

Magna Barroso conta que o principal encaminhamento da conversa foram os direcionamentos sobre o Opera Sergipe, um programa do governo que vai envolver todos os municípios: “Além de São Cristóvão, também vamos buscar outros municípios para que também façam parte do Opera Sergipe e, assim, para que possamos de fato zerar as filas das pequenas cirurgias. O Hospital estará, depois do dia 17 de junho, começando a captar pessoas que estejam nessa lista, tanto do governo quanto daqui da prefeitura de São Cristóvão e de outras prefeituras para que possam ser realizadas as cirurgias”.

Magna Barroso, Presidente do Hospital Senhor dos Passos

Segundo a Secretária de Saúde Fernanda Santana, a união entre instituições é fruto de uma caminhada em um processo de amadurecimento de relação, o que é muito positivo para o município. Ela explica que tanto o Governo Estadual quanto o Federal tem se mobilizado para assegurar que as filas de procedimentos e cirurgias eletivas, que foram impactadas pela pandemia, sejam minimizadas. A meta, portanto, é zerar as filas pendentes, já que tais procedimentos foram suspensos no período pandêmico.

Fernanda Santana, Secretária de Saúde de São Cristóvão

“Vemos essa relação sempre de forma positiva, pois o SUS São Cristóvão tende a crescer com essa aproximação. Além disso, estamos todos em um território só, numa só rede. Por se tratar de instituições de gestões diferentes, podemos pensar que essas redes são desconexas, mas não. O SUS é uma rede única, uma rede de saúde do município de São Cristóvão. Então, quanto mais próximos estamos, todos nós saímos ganhando - o hospital, o município, e, principalmente, os nossos usuários. Essa é a nossa responsabilidade”, afirma Fernanda Santana.

Fotos: Dani Santos