Secretaria de Saúde de São Cristóvão promoverá roda de conversa sobre a Saúde Mental das Mães Negras próxima sexta (27)

24/05/2022 - 13:20 Atualizado há 3 dias



A Secretaria de Saúde promoverá uma roda de conversa sobre a Saúde Mental das Mães Negras na próxima sexta (27), encontro que acontecerá no Polo da Academia da Saúde do bairro Rosa Maria das 15h às 17h. 

 

A atividade terá como mediadora Isleide Graciliano Santos Mendes, psicóloga da Equipe de Saúde Prisional do Copemcan, que faz parte de Programas Estratégicos e Roberto Lacerda, e o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), instituição parceira da iniciativa.

 

A  ideia do encontro é discutir cuidados em saúde mental na Atenção Primária da população negra, articulando  as Equipes de Saúde da Família locais, especialmente as atuantes na Unidade de Saúde Mariano do Nascimento, sobre  a co-responsabilização dos cuidados ofertado à população negra residente no bairro Rosa Maria.

 

“A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra tem como um dos eixos prioritários a Saúde Mental. As mulheres mães negras chefiam proporcionalmente a maior parte das famílias no Brasil e, em contrapartida as famílias chefiadas por elas encontram-se quase quatro vezes mais expostas à desafiante condição de chefes de família monoparentais. Portanto, são mais sujeitas à pobreza e a dificuldades de equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar, segundo o Observatório da família publicado em 2021”, explica Priscila Lírio, Referência Técnica da Saúde da População Negra e Apoiadora Institucional.

 

“Nada mais justo que olhemos com mais cuidado e atenção para essas mulheres mães negras do nosso município para saber como anda a saúde mental dessas mulheres que enfrentaram dois anos de pandemia intensa”, conclui Priscila.

 

 

Oferta de Serviços

 

Durante o encontro haverá cadastro da população e agendamento de lâminas para as mulheres que possuem mais de 2 anos sem fazer. Ao final haverá também apresentação cultural de Ana da Chegança e práticas corporais com Edmilton Oliveira, profissional de educação física da SMS.