Secretaria de saúde de São Cristóvão promove mutirão de exames ginecológicos com resultado na hora

05/11/2020 - 11:49 Atualizado há 3 dias

O mês da campanha Outubro Rosa passou, mas as atividades de prevenção e cuidados com a saúde da mulher continuam acontecendo em São Cristóvão.  Nesta quarta-feira (04), por exemplo, a secretaria de saúde realizou um mutirão de exames ginecológicos na Unidade Básica de Saúde Jairo Texeira, no Centro Histórico da cidade, com o objetivo de atender o máximo de usuárias possíveis.

Durante o mutirão, os resultados foram disponibilizados na hora para as usuárias. Para Laurinda dos Santos, 53 anos, que fez o exame de lâmina, o atendimento na unidade foi rápido. “Só vemos o que está acontecendo por fora de nós, mas precisamos entender o que acontece por dentro também. Sou usuária do posto há muito tempo e o atendimento é muito agradável, nada a reclamar”, afirma ela.

Laurinda dos Santos, 53 anos

Já para Maria Ivanildes, 60 anos, que fez todos os exames previstos para o outubro rosa, o mutirão foi muito importante para a população da região. “Achei ótimo esse mutirão. Sempre que uso esse posto sou bem atendida, principalmente quando é para a gente que é mulher. Perdi minha mãe com câncer de útero, então me preocupo em fazer os exames. Muitos não fazem por vergonha, mas eu sempre venho fazer”, frisa ela.

Maria Ivanildes, 60 anos

Este foi o segundo mutirão realizado em São Cristóvão, o outro foi na Unidade de Saúde Maria José Figueroa, no bairro Rosa Elze no dia 27 de outubro, contabilizando 72 exames de lâmina realizados.

Segundo a coordenadora de saúde da mulher Priscila Lírio, esse foi um bom número de atendimentos, considerando o contexto da pandemia. “Tivemos o número esperado e aqui na UBS Jairo Texeira temos uma expectativa de receber mais mulheres por estarmos no centro histórico e o acesso ser maior”, afirma ela.

“É bom salientar que o mutirão é um dia específico que reservamos para esses exames, mas que durante todo o mês de outubro nós fizemos e continuamos a fazer os exames de lâmina e os exames clínicos da mama, que ocorrem semanalmente. Também estamos disponibilizando testes rápidos para detectar outras doenças como AIDS, Sífilis e Hepatite”, explica.

Priscila Lírio, Coordenadora de saúde da mulher da prefeitura de Sâo Cristóvão

Os exames ginecológicos estão sendo realizados todos os dias de acordo com agenda específica das Unidades Básicas de Saúde e devem ser feitos por todas as mulheres sexualmente ativas ou não, uma vez ao ano. Para realizar o exame de lâmina, a mulher não pode estar menstruada, e não pode ter tido relações sexuais nas últimas 72 horas (três dias) antes do exame.