Secretaria de Saúde de São Cristóvão promove capacitação para vacinadores com foco na prorrogação da campanha contra Influenza

02/06/2023 - 16:55 Atualizado há 3 dias

Na última quinta-feira, 01, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão promoveu um encontro entre gestores, trabalhadores e gerentes dos postos de saúde para alinhar estratégias, resultados e técnicas de vacinação. A medida, que recebeu colaboradores de manhã e à tarde, teve como objetivos estabelecer melhores caminhos para lidar com a extensão da campanha de vacinação contra Influenza, além de mostrar novidades em relação à imunização contra poliomielite e informações necessárias sobre a vacina antirrábica.

A campanha de vacinação contra Influenza, que seria encerrada para os grupos prioritários no dia 31 de maio, foi estendida até o dia 30 de junho, com esforços para vacinar toda a população do município acima dos seis meses de idade. Ao todo, já foram 15.217 pessoas vacinadas em São Cristóvão. Apesar de ser um número expressivo, ainda não é o alcance esperado da população, o que exige novas alternativas de chegar ao público e diálogar com a comunidade para conscientização da importância da vacina.

Para Ana Therezinha Marques, coordenadora da imunização e Rede de Frio do município, é preciso continuar a capacitar as equipes, principalmente os vacinadores, que estão nas salas de vacina em contato direto com o público.

“É muito importante para eles entenderem que estamos monitorando o processo, e que eles tenham a noção do caminho que falta correr até esse público. Também estamos avaliando o que pode ser melhorado, o que aconteceu na campanha que ajudou e que atrapalhou. Isso é o que podemos fazer para que venhamos a melhorar nesse tempo, já que a campanha continua”, afirma Therezinha.

Ana Therezinha Marques, coordenadora da imunização e Rede de Frio de São Cristóvão

Yllane Reis, apoiadora Institucional da Macroárea 4, que atinge as UBS Maria José Soares Figueiroa e José Rodrigues Amado, participou da capacitação e ressaltou que a campanha de imunização retorna em um momento após um período de diversos boicotes à vacinação, o que levou a população a ter medo da vacina, o que precisa ser desmistificado com as informações e estratégias adequadas. “Através dessas reuniões, a gente consegue trocar ideias com outras pessoas de outras unidades, aproveitar ideias que se adaptem à nossa realidade e somar de maneira mútua”, defende.

Yllane Reis, apoiadora Institucional da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão

Adrielle Cardoso, enfermeira e gerente da UBS José Rodrigues Amado. Segundo ela, foram aplicadas estratégias para vacinar todo o território: “Aplicamos vacina em idosos acamados ou com dificuldade de locomoção para ir até a unidade, vacinamos também em igrejas do bairro, locais estratégicos para fazer essa busca ativa. Levamos a vacinação para as escolas, para alunos e professores. Agora, a expectativa é que consigamos atingir o público alvo, pois a vacina foi liberada para todos. Que a gente consiga atingir o máximo de pessoas vacinadas, fazer essa educação de saúde e conscientizar as pessoas da importância dessa vacina”.

Adrielle Cardoso, enfermeira e gerente da UBS José Rodrigues Amado

Outras vacinas

Durante a capacitação, outras duas vacinas foram abordadas. Uma delas foi a VOP, contra poliomielite, as famosas gotinhas. Sua embalagem mudou para a campanha deste ano e o intuito de trazer essa informação foi mostrar aos vacinadores e responsáveis pela unidade a maneira correta de abrir e aplicar a vacina com a nova embalagem, para que não sejam cometidos erros ou desperdícios.

Além dela, a Coordenação de Imunização trabalhou em parceria com a Vigilância Ambiental para tratar sobre profilaxias antirrábicas pré e pós-exposição ao vírus. Mais uma vez, a coordenadora da Imunização de São Cristóvão explica que, toda vez que um animal morde ou arranha um usuário, ele deve procurar uma sala de vacina, então o vacinador precisa saber o que fazer e para onde encaminhar, bem como alguns profissionais precisam fazer a sorologia.

“É preciso entender se a vacina deve ser feita ou não, fazer esse acompanhamento, saber como se dá o processo. É necessário também falar sobre os registros dos prontuários, entendendo como selecionar cada grupo, então a reunião foi muito importante nesse sentido”, ressalta Therezinha.

Fotos: Heitor Xavier