Secretaria de Saúde de São Cristóvão promove ações educativas sobre prevenção de Dengue, Zika e Chikungunya em unidades de saúde

22/05/2023 - 18:08 Atualizado há 1 dia



Com o período das chuvas chegando, os focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya comumente aumentam, pois o Aedes aegypti se prolifera em água parada. Pensando na prevenção e nas melhores formas de tratamento para futuros casos dessas arboviroses, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS) realizou, nesta segunda-feira (22), duas ações educativas nas UBS Jairo Teixeira de Jesus e USF Sinval de Oliveira.

 

O objetivo das ações foi informar e conscientizar o público das comunidades nas salas de espera das unidades de saúde, mostrando os principais cuidados, sintomas e tratamentos para lidar com tais doenças por meio de diálogo e entrega de panfletos. As palestras contaram com a participação das residentes em epidemiologia hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e das referências técnicas em arboviroses da Secretaria de Saúde.

 

John Gustavo Lima, coordenador de Vigilância Ambiental e Saúde da SMS e um dos organizadores das ações, defende que o combate ao Aedes aegypti  é um dever de todos. “É importante que a população conheça como se proteger e eliminar focos de criadouros para o mosquito, bem como os sintomas e fluxo de diagnóstico das Arboviroses no município”, afirma.

 

John Gustavo Lima, coordenador de Vigilância Ambiental e Saúde da Secretaria de Saúde de São Cristóvão

 

 

Sintomas

 

Além da prevenção contra o mosquito por meio da eliminação de focos de água parada nas comunidades, buscar o tratamento adequado e ágil para os possíveis sintomas da doença é importante para que os casos sejam confirmados e não evoluam para quadros mais graves. Por isso, a população deve conhecer os principais sintomas e dirigir-se à unidade de saúde mais próxima em caso de suspeita de Dengue, Zyca ou Chikungunya.

 

As três arboviroses têm sintomas similares, como febre de início agudo, dores no corpo, dor de cabeça, náusea, fadiga e erupção cutânea. Contudo, alguns esses sintomas podem se diferenciar das seguintes formas:

 

  • Dengue: Febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, fraqueza e vômito.

 

  • Chikungunya: Fortes dores e inchaço nas articulações dos pés, mãos tornozelos e pulsos. Pode se tornar crônica, tendo como consequência a redução da produtividade e da qualidade de vida devido a dores persistentes nas articulações.

 

  • Zika: Manchas vermelhas na pele, coceira, febre leve, dores musculares ou nas articulações.

 

 

Detecção

 

Quando o paciente chega à unidade de saúde apresentando os sintomas de alguma das três arboviroses até os cinco primeiros dias de manifestação, é feito o teste por meio de exame de sangue para a confirmação do caso. Se o paciente chega com mais de cinco dias de sintomas, é indicado que ele retorne após o décimo dia para realizar o teste e diagnóstico sorológico, também por meio de coleta sanguínea. 

 

Após a realização dos exames, a coleta e a notificação da suspeita ou do caso confirmado deve ser encaminhada para unidade responsável por esse controle. Atualmente, as coletas e notificações são encaminhadas para a UBS Jairo Teixeira. Com o caso confirmado, é iniciado o tratamento para minimizar os sintomas de acordo com a situação de cada paciente.