Secretaria de saúde de São Cristóvão promove ação de cuidados à saúde do homem no calçadão do Centro

29/09/2021 - 14:45 Atualizado há 7 horas



A secretaria de saúde de São Cristovão realizou hoje (29) uma atividade de promoção à saúde do homem no calçadão do Centro, com atividades de educação física como alongamentos e exercícios, roda de conversa sobre autocuidado, aferição de Pressão Arterial, testes e informações sobre saúde. 

 

 

 

 

A ação buscou aproximar mais os homens dos cuidados em saúde, tendo em vista que, historicamente, os homens procuram menos as unidades de saúde e contou com a parceria do departamento de fisioterapia da UFS e foi realizada pela equipe da Unidade Básica Jairo Texeira em conjunto com os residentes de saúde da família de São Cristóvão, Referência Técnica em Saúde e o profissional de educação física da academia da saúde Antony Couto.

 

 

 

 

“Entendemos que a política que trata a saúde do homem precisa ser colocada em prática pelas equipes, pois sabemos que o homem vive uma situação cultural e histórica de não procura dos serviços de saúde. Então quando a gente vem até eles, conseguimos ter uma adesão maior, com este intuito de promover uma vinculação com equipe, ter um melhor acesso desses homens à unidade de saúde e agir pelos determinantes de saúde da população masculina, que são as doenças crônicas, violências, e saúde sexual e reprodutiva”, afirmou Mariana Rocha, Referência Técnica em Saúde do Homem.

 

 

Mariana Rocha, Referência Técnica em Saúde do Homem

 

 

Para José Luiz dos Santos, 41 anos, a atividade serviu como um alerta para os cuidados com a saúde. “Estou gostando muito, isso é bom para minha saúde e temos que cuidar mesmo de nós, para ter mais qualidade de vida. Não conhecia a academia da saúde, mas vou começar a ir lá, exercício é muito importante, eu que jogo bola sei que é bom demais”, afirmou ele.

 

 

 

 

Além da atividade, as equipes de saúde têm trabalhado rotineiramente rodas de conversa para entender as necessidades de saúde apontadas pelos homens entre outras ações. “Temos ofertado testes rápidos de detecção precoce de infecção sexualmente transmissíveis, trabalhado doenças relacionadas ao trabalho pois sabemos que no município temos agricultores, pessoas que trabalham com mariscos, pescadores, então temos tido atenção com essa população e com a detecção de doenças como hipertensão, diabetes e doenças crônicas”, concluiu Mariane Rocha.

 

Exercícios com o profissional de educação física da academia da saúde, Antony Couto

 

A população tem sido informada também sobre os Pólos das Academias da Saúde existentes na cidade, como forma de estimular atividades de prevenção de muitas doenças. A Academia Pólo Centro Histórico está localizada na Praça Gabriel de Souza Filho, na Avenida Lourival Baptista (antigo bairro dos Pintos), e a do Pólo Rosa Maria fica na Praça Sérgio Sousa da Rocha Júnior, na comunidade José Batalha de Góes, no bairro Rosa Maria. Para participar, basta comparecer ao local nos horários das atividades com o cartão do SUS para um cadastro inicial.

 

 

 

 

Fotos: Dani Santos