Secretaria de Saúde de São Cristóvão é premiada em Brasília por experiência exitosa com uso de business intelligence no monitoramento em saúde

13/11/2023 - 16:19 Atualizado há 2 dias



Na tarde da última sexta-feira (10), a Secretária Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS) foi premiada em primeiro lugar por experiência exitosa na 17º Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, que aconteceu entre os dias 07 e 10 de novembro, no Centro Internacional de Convenções (CICB), em Brasília. O trabalho apresentado, premiado em R$50 mil reais, teve como título “O uso de business intelligence no desenvolvimento de painel epidemiológico para o monitoramento e gestão da política de causas externas: um relato de experiência”.

 

O prêmio foi referente a Mostra 6, direcionada ao tema “Vigilância e monitoramento das doenças crônicas não transmissíveis, das causas externas e ações de promoção da saúde”. Ao todo, o evento contou com 14 mostras e o total de 1.812 trabalhos submetidos, divididos em três modalidades.

 

 

Já a premiação foi dividida em três modalidades. A Modalidade I, da qual a SMS participou, foi voltada para projetos realizados pelos serviços de saúde do SUS que contribuíram para o aprimoramento das ações de Vigilância em Saúde. A Modalidade II incluiu trabalhos técnico-científicos, no âmbito de programa de pós-graduação, que contribuíram para o aprimoramento das ações de Vigilância em Saúde. Enquanto a Modalidade III  manteve o foco em movimentos sociais que desenvolveram ações que contribuíram para a vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de interesse da Saúde Pública. 

 

 

Para a coordenadora de Monitoramento e Avaliação do SUS São Cristóvão, Daniella Pereira, que apresentou o trabalho premiado, foi incrível receber o reconhecimento a nível nacional de um trabalho idealizado e realizado no final do ano passado. 

 

“Eu acredito que estamos caminhando para o que chamo de SUS do futuro, com muito mais modernização e tecnologias que vão facilitar a vida do gestor e do trabalhador que atua na assistência direta ao usuário, e foi maravilhoso poder compartilhar com outros estados e municípios que aqui em São Cristóvão deu certo. Por isso, eu espero que ele continue sendo alimentado, seja aprimorado e que daqui uns anos, quando eu já não estiver mais trabalhando aqui, eu ainda possa vê-lo funcionando e servindo de apoio à gestão estratégica”, afirma Daniella.

 

Daniella Pereira, coordenadora de Monitoramento e Avaliação do SUS São Cristóvão

 

O diferencial do uso do painel epidemiológico

 

O trabalho apresentado pela SMS demonstrou como a Vigilância Epidemiológica pode ser a norteadora da tomada de decisão, o que ainda é um desafio na maioria dos municípios e estados do país. O painel epidemiológico utilizado em São Cristóvão, portanto, tem como vantagens a tradução da informação, apresentação da informação de maneira didática e interativa, além de facilitar a coleta de grande volume de dados, o tratamento e a organização desses dados em Dashboards de maneira automatizada.

 

Além disso, ele foi elaborado utilizando dados secundários extraídos do Sistema de Mortalidade Local, onde foi criado um banco, tratado e migrado para o Power BI, ferramenta de avaliação e visualização de dados da Microsoft, que tem como principal finalidade o apoio a decisões assertivas através do Business Intelligence (BI), que, por sua vez, é um conjunto de técnicas e ferramentas que auxiliam na transformação de dados brutos em informações significativas e úteis a fim de analisar o negócio. 

 

Por ter sido implantado na gestão da saúde e não ser comumente usado na rotina do SUS, o trabalho foi considerado inovador e promete continuar a render bons frutos para o município.



Confira o pódio da mostra apresentada:

 

1º Lugar: O uso de business intelligence no desenvolvimento de painel epidemiológico para o monitoramento e gestão da política de causas externas: um relato de experiência

 

2º Lugar: Construção do Plano Estadual de Ações Estratégicas para Enfrentamento de Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (Plano de DANT) 2023 – 2030 no Paraná 

 

3º Lugar: Programa Vida no Trânsito em Goiânia: os desafios da intersetorialidade na implementação de ações efetivas de segurança viária e promoção da saúde e da mobilidade segura e sustentável a partir das análises epidemiológicas e evidências científicas 

 

Fotos: Ascom Expoepi