Secretaria de saúde de São Cristóvão alerta para importância do exame citopatológico (lâmina) e realiza busca ativa às mulheres durante o Outubro Rosa

21/10/2022 - 15:28 Atualizado há 2 dias



O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização e prevenção do câncer de mama e de colo de útero e durante todo o mês a secretaria de saúde de São Cristóvão (SMS) intensifica as ações informativas e de prevenção a essas e outras doenças. O objetivo é promover maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, com atividades tanto nas Unidades de saúde como fora dela.

 

 

Atendimento na feira  livre do Rosa Elze

 

 

Dessa forma, diversas ações voltadas às mulheres estão sendo realizadas durante o mês de outubro, como a realização de teste rápido para IST (Infecção Sexualmente Transmissível – Sífilis, HIV, Hepatite B, Hepatite C), verificação de Pressão Arterial e Glicemia, solicitação de mamografia, sorteio de brindes, orientação nutricional, atividades físicas, e palestras entre outras. 

 

 

UBS Maria José Figueroa

 

 

Além dessas atividades, uma das estratégias da SMS é a busca ativa de mulheres, realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde do município através de visitas de “porta-em-porta”, visando orientar as mulheres sobre a importância de realizarem o exame citopatológico, conhecido popularmente como exames de lâmina ou papanicolau. 

 

O exame citopatológico (de lâmina ou papanicolau) é o método do rastreamento do câncer do colo do útero e é direcionado a mulheres de 25 a 64 anos que ainda não o realizaram no período de 3 anos.

 

Durante a visita do Agente Comunitário de Saúde é possível realizar o agendamento dos exames, deixando marcada a data e horário na Unidade de Saúde mais próxima.  

 

 

Visita domiciliar na residência de Maria Lourdes dos Santos, 62 anos

 

 

Maria Lourdes dos Santos, 62 anos, foi uma das usuárias que recebeu a visita da Agente de Saúde. “Sou atendida aqui na Unidade do Jairo Teixeira (Centro Histórico), mas ainda não fiz os exames de prevenção, ainda vou fazer. É importante fazer os exames, sempre faço, todos os anos”, disse ela.

 

 

O exame também pode ser agendado diretamente nas unidades de saúde do município, e o tempo médio entre a coleta e a entrega do resultado é de aproximadamente 40 dias. Para agendar basta ir à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa com documento de identificação, preferencialmente o cartão do SUS. 

 

 

 

 

Segundo Maria Helena, Referência Técnica de saúde da mulher de São Cristóvão, “estudos mostram que as principais causas de mortalidade da população feminina em idade fértil (MIF) residente no município de São Cristóvão são as causas externas, doenças do aparelho circulatório e as neoplasias (tumores), respectivamente (dados de 2016 a 2020)”.

 

“Dentre as neoplasias, o câncer de mama se destaca como o que mais causa mortalidade na população feminina e o câncer de colo de útero ocupa a 5ª posição”, alerta ela.

 

Por isso os exames preventivos são fundamentais para detecção da doença, que apesar de ser prevenível e tratável, é responsável pela morte de cerca de cinco mil mulheres por ano no Brasil. 

 

 

 

Recomendações prévias para realização do exame citopatológico

 

Entenda como se preparar para realizar o exame citopatológico (exame de lâmina), importante para o rastreio e diagnóstico do câncer de colo do útero.

 

- A utilização de lubrificantes, espermicidas ou medicamentos vaginais deve ser evitada por 48 horas antes da coleta;

- A realização de exames intravaginais, como a ultrassonografia, também deve ser evitada nas 48 horas anteriores à coleta, pois é utilizado gel para a introdução do transdutor;

- A abstinência sexual só é justificada quando são utilizados preservativos com lubrificante ou espermicidas.

- O exame não deve ser feito no período menstrual, deve-se aguardar o quinto dia após o término da menstruação.- OBS: As gestantes podem realizar exames citopatológicos, o mesmo não causará problemas à gestação.

 

 

Além do exame citopatológico , também é possível realizar nas UBS do município o teste rápido de  gravidez, testes rápidos para detecção de ISTs, requisição de mamografia, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, ente outros. 

 

 

Fotos: Dani Santos e arquivo SMS.