Secretaria de Saúde amplia oferta de vacinação para atender a população de São Cristóvão

03/09/2020 - 17:52 Atualizado há 4 dias



A população de São Cristóvão poderá contar com a ampliação da oferta de vacinação no município com a recém-inaugurada Sala de Vacinação da Unidade de Saúde da Família Sinval José de Oliveira, no bairro São Gonçalo, antigo Loteamento Lauro Rocha. A sala de vacina irá atender uma demanda importante da população da região, que antes só dispunha de dois dias de atendimento para este serviço. Segundo Andresa Dantas, gerente da Unidade, com a adequação da sala, a oferta agora será todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

 

Unidade de Saúde da Família Sinval José de Oliveira

 

 “Iremos ofertar todas as vacinas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e também a vacina antirrábica que tem uma demanda grande na região, como também de povoados próximos e limítrofes”, afirmou ela.

 

“Visamos agora facilitar a vinda das mães para que elas não tenham de se deslocar para locais mais distantes. Às vezes as mães estavam de folga em dias que a gente não ofertava a vacina e isso dificultava a atualização do cartão vacinal das crianças”, explicou a gerente.

 

 

Andresa Dantas, gerente da Unidade de Saúde da Família Sinval José de Oliveira

 

A divulgação dessa oferta está sendo realizada junto aos agentes de saúde para que a cada dia possam ser supridas as demandas de cada micro área, com a devida orientação para as mães, que devem comparecer com máscaras, incluindo as crianças que já compreendem o seu uso, geralmente aquelas acima de quatro anos. Para manter os cuidados diante do contexto da pandemia, o uso de álcool 70 e álcool gel continua sendo ofertado nas portas das unidades e também quando os usuários adentram as salas de vacinação.

 

Segundo Nayara dos Santos, Apoio Institucional das Unidades de Saúde do centro histórico e zona rural de São Cristóvão, a baixa cobertura vacinal tem graves consequências quando o assunto é a saúde pública. “A instalação da nova sala de vacina na UBS Sinval, situada no Loteamento Lauro Rocha, vem com o intuito de ampliar a cobertura vacinal do município. A vacinação é uma responsabilidade individual, mas tem grande impacto coletivo. Se eu me vacino, estou me protegendo e também protegendo as pessoas que não estão vacinadas.”, explica ela.

 

O SUS disponibiliza para todas as pessoas vacinas que se iniciam nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida em procedimentos totalmente seguros, que permitem a prevenção, o controle e a eliminação de doenças graves.

 

Em São Cristóvão, todas as Unidades ofertam vacinas em dias específicos. As que ofertam diariamente são as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Massoud Jalali (Rosa Elze), Maria José Figueiroa (Eduardo Gomes), Jairo Teixeira de Jesus (Centro Histórico) e agora na Unidade de Saúde da Família Sinval José de Oliveira (bairro São Gonçalo, antigo Loteamento Lauro Rocha). Para se vacinar, basta o usuário comparecer a uma Unidade Básica de Saúde com o cartão de vacinação e documento com foto em mãos.

 

Fotos: Eitor Xavier