Secretaria de Saúde alerta para aumento de casos novos da Covid-19 em São Cristóvão

18/01/2022 - 19:19 Atualizado há 3 dias

O avanço da Covid-19 nos últimos meses em todo o mundo também chegou de forma efetiva ao município de São Cristóvão durante a semana passada. Entre os dias 10 e 16 de janeiro foram registrados 91 novos casos, um aumento de 378,9% em relação a primeira semana do ano (03/01 a 09/01), quando foram registrados 19 novos casos.

Números semelhantes foram registrados seis meses antes, na primeira semana de julho de 2021. Esse aumento é maior que o registrado em todo estado de Sergipe que teve um aumento de 213,8%, no mesmo período e também em relação a primeira semana do ano. Em números absolutos, o estado registrou entre 10 e 16 de janeiro 1268 casos novos, contra 404 casos na primeira semana do ano.

Hoje, 18 de janeiro, São Cristóvão acumula um total de 10.052 casos confirmados e 245 óbitos desde o início da pandemia. Deste total de casos confirmados, 103 são ativos e seguem em monitoramento pela equipe de saúde local, residentes de diversos locais da zona urbana e rural do município.

O enfermeiro José Marcos, membro do Comitê Técnico de acompanhamento da pandemia no município, lembra que o primeiro caso confirmado de Covid em São Cristóvão foi registrado em 15 de abril de 2020. “Nesses quase dois anos de enfrentamento municipal à pandemia, ocorreram duas ondas significativas em incidência (casos novos), internação e mortalidade: o pico da primeira onda ocorreu em junho/2020 e da segunda onda iniciou em janeiro/2021 e sustentou-se com números elevados até o final de maio/2021. A partir deste período, em especial com o avanço da vacinação, entre junho e dezembro/2021 São Cristóvão registrou reduções importantes nestas taxas de incidência e mortalidade locais, chegando a 114 dias consecutivos sem óbitos novos e algumas semanas sem casos novos”, reafirma.

José Marcos, enfermeiro e membro do Comitê Técnico de acompanhamento da pandemia no município

Frente a isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância e necessidade da segunda dose (imunização completa) e dose de reforço para garantia de uma maior proteção, que associada a outras medidas gerais de prevenção, tornam-se essenciais no enfrentamento efetivo à Covid-19. Além disso, a SMS está aumentando a capacidade de atendimento nas unidades que são referência para síndromes gripais, exigindo passaporte de vacinação em locais e atividades públicas e retomando as ações de controle de pessoas em eventos fechados, principalmente, como previsto no decreto estadual.

Influenza, outra preocupação

É grande também o número de pessoas diagnosticadas com a Influenza, que tem sintomas parecidos com os da Covid. Desde o o dia 18 de dezembro já foram 51 casos positivados em São Cristóvão. As orientações para ambos os casos é afastamento social, uso de máscaras e em caso de sintomas mais graves, a procura por atendimento nas unidades de saúde onde se pode fazer a testagem para determinar o diagnóstico.

Foto: Heitor Xavier