Secretaria de Educação de São Cristóvão realiza Busca Ativa por alunos não matriculados

10/03/2023 - 17:34 Atualizado há 11 horas



Com a meta de que nenhuma criança ou adolescente sancristovense pode ficar fora da escola, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na manhã desta sexta-feira (10), mais uma ação do programa Busca Ativa Escolar. A atividade de hoje ocorreu no bairro Lourival Batista e no povoado Alto do Bernardo. 




As equipes percorreram as residências da região, dialogando com os pais e responsáveis sobre a importância das crianças estarem matriculadas nas instituições de ensino do município. A diretora pedagógica da Semed, Walléria Macário, explicou que a ação contempla dois públicos: as crianças que não renovaram a matrícula e aquelas que estão em idade escolar obrigatória, mas que não estão frequentando a escola.

 




“Hoje nós encontramos crianças em idade escolar que não estão matriculadas, identificamos outras que estão na fase do maternal, e providenciamos o acesso delas à escola. Quando encontramos esse tipo de situação nós preenchemos a ficha de registro, com os dados da criança, contato dos responsáveis, e passamos as informações para o gestor da escola mais próxima. Fazemos toda a comunicação da família com a escola, para que esse trabalho do Busca Ativa seja realmente efetivado”, detalhou a diretora pedagógica. 

 



Diretora pedagógica da Semed, Walléria Macário

 

As atividades do Busca Ativa acontecem em duas semanas de cada mês, sendo realizadas prioritariamente nos povoados, como relatou o coordenador do programa, Ricardo Souza. “Nós fazemos todo o mapeamento das regiões que possuem o baixo número de matrículas, que em sua maioria são os povoados e locais mais distantes das escolas. Percorremos essas regiões, verificando em todas as residências se existe algum caso de crianças sem estudar”. 


Coordenador do Busca Ativa, Ricardo Souza

 

Na próxima semana as equipes retornam às atividades nas ruas do município. Importante reforçar que, para além do calendário regular de matrículas e do trabalho de Busca Ativa, a Semed disponibiliza a matrícula durante todo o ano letivo. O objetivo com isto é garantir o máximo de crianças e adolescentes em idade escolar frequentando as salas de aula. 

 

 

 

 

Fotos: Dani Santos