Secretária de Educação de São Cristóvão é eleita presidente da Undime Sergipe

09/04/2021 - 20:29 Atualizado há 10 horas

A secretária Municipal de Educação de São Cristóvão, Quitéria de Barros, foi eleita na manhã desta sexta-feira (9), presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de Sergipe (Undime/SE), para o biênio 2021/2022. A eleição e posse ocorreram virtualmente durante o encerramento do 16º Fórum da Undime/SE.

Quitéria assume o cargo que era ocupado anteriormente pelo ex-secretário de educação do município de Itabaianinha, Thiago Carvalho. Durante sua posse, a nova presidente parabenizou a antiga gestão pelo trabalho realizado à frente da entidade. “Nosso maior desafio será dar continuidade a uma gestão que foi divisora de águas, que fez um trabalho corajoso e que fez a Undime ser protagonista e ouvida nas principais discussões de educação no estado de Sergipe e no âmbito nacional”, apontou.

A secretária de São Cristóvão também destacou qual será o foco do seu trabalho na Undime Sergipe. “A nossa gestão vai se pautar na elevação da qualidade da educação em um diálogo com o financiamento, com a boa gestão do financiamento público e foco na elevação da qualidade do ensino. É isso que nós propomos a fazer, e para isso nós estamos estendendo as mãos para todos os municípios”, afirmou a nova presidente.

O evento também contou com a participação do prefeito Marcos Santana. O gestor sancristovense destacou a felicidade em ter uma secretária do município ocupando um cargo tão importante e reforçou o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos por Quitéria e sua equipe.

“Talvez algumas pessoas não tenham a dimensão do que significa esse feito para São Cristóvão, asseguro que ele representa muito, principalmente para uma cidade que sofreu na sua história recente com escândalos na educação. A professora Quitéria assumiu a secretaria da educação em maio de 2018 e desde então tem atuado de forma competente na defesa de ações que se mostram cada vez mais eficientes, a prova disso são os resultados alcançados. Mais que uma conquista pessoal, essa é a conquista da educação de São Cristóvão”, destacou Marcos Santana.

Prefeito também participou do evento que ocorreu virtualmente

Experiências exitosas

Antes de tomar posse, a secretária de educação ministrou uma palestra onde falou sobre as experiências exitosas na rede de ensino de São Cristóvão. Quitéria lembrou que, em 2017, o município possuía 43 escolas em funcionamento, sendo que 40% das turmas eram multisseriadas. Além disso, o número de alunos matriculados na rede era de 6765. Já a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) daquele ano foi de 3,8 para os anos iniciais, e 3,6 para os anos finais. Ambas estavam abaixo da meta.

Para mudar esse panorama, foram necessárias algumas mudanças e implementação de algumas ações, dentre elas: reordenamento da rede de ensino, combate às classes multisseriadas, requalificação dos espaços escolares, formação da equipe gestora e professores, além dos projetos “Meu Primeiro Lanchinho” e “Rota do Conhecimento”.

Tais ações, conforme apresentado por Quitéria, fizeram com que São Cristóvão se tornasse o município com o maior crescimento na avaliação do IDEB 2019 em Sergipe, sendo de 1,2 pontos nos anos iniciais e 0,5 pontos nos anos finais do Ensino Fundamental. Saltando da 49ª posição no Estado para a quinta posição. O município também obteve um crescimento de 20% no número de matrículas, chegando a mais de 8 mil alunos na rede em 2020.

A secretária também destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas no município desde o início da pandemia.

Relembre

Em julho de 2020, a secretária também foi empossada como membro de outro importante órgão em Sergipe: o Conselho Estadual de Educação. Com isto, foi a primeira vez que uma dirigente da rede de ensino do município foi selecionada para exercer essa função.