Secretaria da saúde de São Cristóvão promove atividade externa na praia para usuários do Caps

08/02/2022 - 18:13 Atualizado há 1 dia



 Os usuários do Caps Valter Correia tiveram na manhã de hoje (8) a oportunidade de participar de um passeio na Orla de Atalaia, ação que compõe as atividades conheidas como extra Caps. A atividade reúne usuários do Caps para uma manhã lúdica e de relaxamento em grupo, como forma de ajudar a proporcionar a eles autonomia e inclusão social.

 

 

 

 “Entendemos que tratar pessoas em sofrimento psíquico não ocorre apenas dentro do território, nem apenas dentro do caps. Achamos esse passeio muito importante porque estamos com crianças autistas, adultos, familiares e essa integração é que faz a diferença no cuidado”, afirmou  Edjane Mendes, psicóloga e coordenadora do Caps Valter Correia.

 

 

 

 

Participaram cerca de 30 usuários mais os familiares, que tiveram o suporte da prefeitura através de um ônibus que levou o grupo até a Praia de Atalaia.

 

“É importante para nossa mente, nós que somos usuários e usamos medicamentos controlados pois melhoramos muito, principalmente quando a gente sai para passeios assim, com essa natureza, ar limpo. Faz bem e eu volto maravilhosa”, disse a usuária Maria Angélica.

 

 

 

São Cristovão possui dois Caps em funcionamento, o Caps João Bebe Água no Rosa Maria,  o Caps Valter Correia no bairro da Divineia. Ambos são serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos, tendo como característica o atendimento porta aberta, ou seja, não necessita de encaminhamento, funcionamento de 8h às 17h.

 

 

Fotos: Dani Santos