Secretaria da Educação amplia turmas em escolas dos povoados de São Cristóvão

07/02/2022 - 15:22 Atualizado há 3 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está abrindo matrículas nas escolas dos povoados para as classes de 6º ano. Essa ação mostrou-se necessária para atender de forma mais fácil os alunos que saem dos seus anos iniciais e precisam cursar o Ensino Fundamental Maior (do 6º ao 9º ano), para que permaneçam estudando próximos de suas respectivas localidades.

De acordo com a diretora pedagógica da Semed, Deise Barroso, esse processo surgiu devido a uma grande demanda de alunos que saem do 5º para o 6º ano, criando, para isso, turmas nas escolas dos povoados que possam recebê-los e garantir a terminalidade dos seus anos finais. “Será um programa gradativo que será aumentado todo ano, então quem é do 6º ano irá pro 7º, e assim vai, até o 9º ano em 2025. Dessa forma, o aluno poderá concluir os estudos no ensino fundamental dos anos finais. Pedimos para a população que mora nesses povoados que matriculem os seus filhos nessas novas escolas polos”, ressaltou a diretora.

Deise Barroso, diretora pedagógica da Semed

Segundo a secretaria de educação, Quitéria de Barros, o Programa de Interiorização dos Anos Finais se dará de forma gradativa com início em quatro polos, valorizando as comunidades da Cidade Mãe. “Além dos polos da Grande Rosa Elze, queremos implementar na EMEF Dr. Martinho de Oliveira Bravo, que já oferta anos finais do fundamental, um novo anexo que também prevê atender essa demanda de alunos de 6º ano que não estão conseguindo matrícula na rede estadual”, explicou.

Quitéria ainda acrescenta que essa proposta prega o que o Prefeito Marcos Santana sempre diz: “respeito às comunidades”. Ela detalha que, com o programa, “a ideia é qualificar o ensino, atender o aluno em sua própria comunidade e proteger a infância e a adolescência. Com essa política, queremos que cada comunidade diga ‘essa é a nossa escola, vamos colocar nossos filhos e filhas para estudar aqui’ pois eles terão ensino de qualidade igual ou até melhor do que é oferecido nos centros urbanos, com um olhar mais zeloso e cuidadoso aos alunos”, finalizou a secretária.

Quitéria de Barros, secretária da educação

Saiba quais escolas que vão receber o 6º ano:

Para a região da BR:
📍Pov Cardoso (EMEF Antônio Carlos Leite Franco)
📍Pov Feijão (EMEF Povoado Feijão)

Para a região das Pedreiras:
📍Pov Pedreiras (EMEF Terezita Paiva)

Para a região Rita Cacete:
📍Pov Colônia Miranda (EMEF Claudio Meireles)

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier