Saúde na Hora: seis UBS’s de São Cristóvão funcionam com o horário estendido para atender a população

08/02/2023 - 17:29 Atualizado há 10 horas

Com o objetivo de facilitar o acesso do povo sancristovense aos serviços de saúde, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),  mantém seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionando em horário estendido, das 7h até às 19h, inclusive durante o horário de almoço.  São elas:

- Raimundo Aragão: Av. Horácio Souza Lima S/N - Alto da Divinéia.

- Jairo Teixeira de Jesus: Av. Félix Pereira S/N - Centro.

- Massoud Jalali: Rua Prof. Horácio De Souza Lima, S/N - Rosa Elze.

- Bruno Kaique: Rua A, nº 173 - Vila de São Cristóvão.

- Maria José Soares Figueroa: Av. Marginal S/N - Eduardo Gomes.

- Mariano do Nascimento: Rua Alan Silva, 367

As unidades fazem parte do programa Saúde na Hora, uma iniciativa do Governo Federal que viabiliza o custeio aos municípios e Distrito Federal para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e UBS’s  em todo o território brasileiro.

Dentre os serviços oferecidos pelas Unidades de Saúde estão cuidados com  a pessoa hipertensa e diabética, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite, vacinas, atividades educativas, consulta com profissional médico, odontólogo e equipe de enfermagem.

Para receber atendimento, o usuário deve procurar a UBS no bairro onde reside ou a mais próxima de sua casa, portando o cartão SUS ou documento de identidade. A população  pode realizar o agendamento de consultas ou ser atendida imediatamente, em caso de emergência.

As UBS são o canal de acesso direto com a rede de atenção à saúde, de forma gratuita e são as estruturas que compõem o Sistema Único de Saúde dentro dos territórios, avaliando e organizando a saúde coletiva. Parte fundamental da saúde pública dos municípios, um dos principais objetivos das UBS é realizar o atendimento básico de saúde da população e ser ordenadora de todo cuidado em saúde necessário.

Foto: Heitor Xavier.