Saúde na Escola: Prefeitura de São Cristóvão entrega kits de segurança individual aos alunos

11/06/2021 - 16:04 Atualizado há 1 semana

Nos próximos dias, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – dentro do Programa Saúde na Escola, entregará aos alunos da Rede Municipal kits de segurança pessoal. A ação faz parte do processo de cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus. No momento, as escolas municipais já receberam equipamentos que garantirão a higiene e o afastamento social, já os alunos receberão os kits contendo máscaras e garrafinha de água (squeeze) nos próximos dias, como forma de garantir que ao retornarem às salas de aula já cheguem com mais proteção.

Joseane Almeida Santana Cruz

De acordo com a assessora técnica Joseane Almeida Santana Cruz, ao todo serão entregues cerca de 2.200 kits, garantindo que os alunos tenham a segurança necessária para acompanharem as aulas e transitarem nos espaços comuns dentro das escolas. “Nosso objetivo é que cada criança tenha seus objetos particulares, onde o cuidado já começa desde o sair de casa até o período que ficarem dentro da escola e no após aula, quando retornarem para suas casas. Estamos enviando os kits para as escolas e na sequência estes serão distribuídos aos pais e responsáveis, que repassarão assim aos estudantes”, disse ela, responsável pelas entregas dos kits.

Muito mais cuidados!

Seguindo a determinação da portaria municipal de nº 184/2021, a Rede Municipal de Ensino já se encontra preparada para receber os alunos, professores e corpo administrativo. A partir de agora, todas as escolas municipais possuem: dispensers para álcool gel, adesivos de chão, carteiras e orientações nas paredes quanto à necessidade de uso de máscaras, distanciamento, número máximo de pessoas por ambiente além de equipamentos para aferição de temperatura. Essas são medidas para um futuro retorno às aulas presenciais dentro do município (ainda sem data prevista) e para garantirem que os alunos que estão nos reforços escolares tenham garantido mais essa proteção.

“As escolas já possuem material de proteção com protocolo de biossegurança instalado, inclusive já estão em condição material de começarem as aulas. Também criamos comitês de supervisão destes protocolos, formados por pais de alunos, pessoas da comunidade e da própria escola. A ação desta semana (distribuição dos kits individuais) diz respeito a entrega de equipamentos de segurança aos alunos, como as garrafinhas que servirão para a individualização da água. Queremos evitar o contato dos alunos com estruturas metálicas de acesso de todos. Desta forma é mais cuidado com o nosso aluno” pontuou a secretária da Semed, Quitéria de Barros.

Quitéria de Barros

Atualmente, as escolas municipais estão recebendo pequenos grupos de alunos para o ensino do reforço estudantil. Os kits de proteção individual já servirão também para os participantes deste reforço. Nas próximas semanas, dependendo do resultado da pandemia no município, serão anunciadas datas de um possível retorno às aulas, ainda que de forma gradativa.

Fotos: Dani Santos.