Saúde de São Cristóvão se reúne para construir uma agenda de avanços em abertura da 5ª Conferência Municipal de Saúde

24/03/2023 - 13:54 Atualizado há 2 dias



Na tarde desta quinta-feira, 23, foi aberta a 5ª Conferência Municipal de Saúde de São Cristóvão, em tarde de festejos e diálogos fundamentais no salão dos Carmelitas, no Centro Histórico da cidade. Realizado pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o evento, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, acontece de quatro em quatro anos com o objetivo avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

 

 

A participação popular é um dos pilares da construção do nosso Sistema Único de Saúde (SUS), tanto na formulação quanto na execução das Políticas de Saúde no Brasil. Por isso, Gilvânia de Souza, presidente do Conselho Municipal de Saúde, explica que a conferência é um espaço democrático e garantido pela lei nº 8.132/1990, construído coletivamente com a gestão, sociedade, trabalhadores e usuários. “É a pessoa que está na ponta que sabe, por exemplo, das dificuldades de quem mora nos povoados. São Cristóvão tem uma área territorial muito extensa, de difícil acesso, e essas pessoas precisam ter visibilidade, precisam ter acesso, precisam ter voz, e, na conferência, tem direito a voto, pois é um espaço deliberativo. Tanto a nível de propostas municipais quanto estaduais e nacionais. E, por isso, precisamos fazer com que esse espaço seja garantido”, afirma.

Gilvânia de Souza, presidente do Conselho M. de Saúde

 

Fernanda Santana, Secretária Municipal de Saúde, explica que o CMS tem autonomia na organização do evento, mas a Secretaria Municipal de Saúde participa da sua organização, fornecendo condições administrativas e logísticas para a realização das atividades. A expectativa, para ela, é de construir um momento produtivo, em que a população em geral faça parte e encaminhe propostas. “O Conselho é um órgão que é paritário, ou seja, tem participação da sociedade civil e governamental. Então temos uma responsabilidade com esse espaço. Primeiro, porque acreditamos no controle social no nosso tempo de vida, que assim são construídas políticas públicas: Então, precisamos dar todo o apoio que o Conselho Municipal de Saúde necessita para realizar a Conferência”, realça.

 

Fernanda Santana, secretária de Saúde

 

O prefeito Marcos Santana, fez a fala de abertura chamando a atenção para a importância da democracia que garante a realização das conferências e a participação popular, mas lembrou também de todos os avanços na área nos últimos seis anos. “O amanhã só existe quando se constrói, e eu sou completamente consciente de que eu, enquanto gestor desse município tenho a responsabilidade de construir esse amanhã. Nesses seis anos nós estamos construindo o amanhã”, expressou o prefeito.

 

Marcos Santana, prefeito

 

Ana Iris, do Movimento Negro Unificado de Sergipe e delegada representante dos usuários, disse que enquanto mulher negra, espera é que a sociedade civil tenha um horizonte voltado para a melhoria das políticas públicas afirmativas. “A gestão pública de São Cristóvão está tendo esse olhar que é um olhar muito importante porque há dezenas de anos que a cidade estava parada, largada. Nesta nova gestão ela está voltando os olhares para o fortalecimento das populações periféricas, as mais carentes. Essas políticas públicas, o fortalecimento do SUS, o projeto com as marisqueiras, as conferências de saúde mental, o trabalho de saneamento básico, a merenda garantida nas escolas, a cultura, tudo isso é também oferta de saúde pública. Venho para essa conferência com esse olhar e com a esperança que as coisas melhorem cada vez mais em São Cristóvão”, explicou Ana.

Ana Iris, conselheira

 

Cristiano dos Santos, auxiliar de consultório odontológico e representante dos trabalhadores na Conferência, lembrou que também é conselheiro e que acompanha de perto as necessidades de saúde da população de São Cristóvão. “Venho acompanhando como conselheiro e sei que temos problemas para resolver, então é muito importante fazer parte, somar ao que está acontecendo hoje e depois levar as demandas para as conferências estadual e nacional, só em fazer parte já é importante”, disse.

 

Cristiano dos Santos, trabalhador de saúde

 

Para defender as propostas elaboradas e aprovadas, serão eleitas, de forma paritária, pessoas delegadas para participar da Conferência Estadual de Saúde e, em seguida, da etapa nacional, realizada em julho em Brasília. As eleições dos delegados acontecerão no segundo dia da Conferência.

 

Palestra Magna

 

Dra Rosiane Dantas Pacheco, palestrante

 

A abertura do evento foi marcada pela Palestra Magna, com o mesmo tema da Conferência - “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A discussão abordou questões como o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas, além da garantia de direitos e defesa do SUS, da vida e da democracia. Pensar no futuro estrategicamente é uma forma de construí-lo com melhores oportunidades e foi proferida pela Drª Rosiane Dantas Pacheco, professora da Universidade Federal de Sergipe em Lagarto e membro do Movimento Popular de Saúde (MOPS) que destacou a importância de um futuro melhor para a saúde do país.

 

Apresentações culturais

 

Crianças do Lar Esmeralda

 

Quem esteve presente no primeiro dia de conferência pôde prestigiar parte das belezas culturais da Cidade Mãe de Sergipe com a apresentação do grupo de crianças assistidas pelo Lar Esmeralda que cantaram e dançaram músicas com foco no respeito, no amor e na liberdade.

 

Homenagens

 

 

 

A cerimônia também homenageou pessoas indispensáveis para o avanço da saúde pública de São Cristóvão, entre eles, pessoas que já se foram e fazem parte da história e da memória afetiva do município. Os homenageados receberam certificados em agradecimento à sua atuação, como uma lembrança da gratidão de quem hoje conta com os benefícios implantados por eles.

Foram homenageados Simone Leite Batista (in memorian), Cidália Silva Santos (in memorian), Geovana do Nascimento, dentre outros.

Confira programação da o dia 24/03:

 

8:00h as 09:00h – Credenciamento e acolhimento com café da manhã

8:30h – Grupos de trabalhos

12:00h – Almoço

13:00h - Plenária e Homologação das Propostas

15:00h - Plenária Final

16:00h - Eleição e apresentação dos Delegados eleitos para a Conferência Estadual por segmento

17:00h - Ato Político DEMOCRACIA E SAÚDE e Encerramento

 

Fotos: Heitor Xavier