#SãoCristóvãoNãoPara: Tijuquinha recebe investimentos em mobilidade urbana

05/08/2020 - 18:13 Atualizado há 5 horas



Ruas acessíveis numa verdadeira reestruturação urbana e social. A Prefeitura de São Cristóvão direcionou o olhar para proporcionar aos moradores do bairro Tijuquinha um local digno para viver. Através de grandes obras de infraestrutura, o bairro ganhou novos contornos, possibilitando acesso de grandes e pequenos veículos por ruas e avenidas, além de fortalecer o vínculo dos moradores com seu próprio local de moradia, através de políticas públicas de valorização educacional e na área da saúde.

Tijuquinha

Para Elenilde Almeida, que mora no bairro há 30 anos, a nova realidade reflete diretamente no dia a dia de quem mora, trabalha ou circula pelo local. “A obra da rua São Lourenço, por exemplo, veio trazer uma outra realidade para nosso bairro. Lembro que toda vez que chovia a gente tinha que andar na lama, parecia um mangue. Hoje, quando abro a porta de minha casa vejo tudo organizado, sem poeira entrando em casa. Agora um carro pode chegar até a porta de nossa casa, uma ambulância pode chegar aqui e transportar um doente. Até para vender uma casa no Tijuquinha, essa obra trouxe mais valorização para nossos imóveis”, disse Elenilde.

Elenilde Almeida

Para Antônio Carlos dos Santos, o Tijuquinha de hoje está bem modificado. “As mudanças foram pra melhor. Sempre morei nesse bairro, ando por essas ruas e tínhamos dificuldades para circular. Convivíamos com muita lama e situações desagradáveis, tanto no período da chuva quanto de calor, porque tinha muita poeira vermelha entrando em nossas casas. Hoje conseguimos sair, ir até um posto de saúde, circular com dignidade. Temos que agradecer à prefeitura pela pavimentação dessas ruas”, frisou.

Tijuquinha

Segundo o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Vicente Maia, as obras de pavimentação e drenagem pluvial das ruas São Lourenço, São Francisco, Rio Branco, Itaporanga, Dr. Lauro Maia e Getúlio Vargas já foram concluídas, faltando apenas finalizar as obras das ruas Raimunda Nascimento e São José. “Estamos trabalhando para contribuir com a mobilidade urbana da região, melhorando a qualidade de vida dos moradores além da redução dos impactos proveniente da chuva, minimizando assim os efeitos de pontos de alagamento, através da implantação do sistema de drenagem pluvial”, enfatizou Vicente.

 

Manutenções. Além das construções de ruas e importantes vias, a Prefeitura de São Cristóvão tem investido em reformas e manutenções de ruas antigas, que precisavam de reformas. “A prefeitura está diariamente dentro do Tijuquinha em ações de infraestrutura, mas também em trabalhos de manutenção das ruas. A Semsurb já realizou, por exemplo, ações nas ruas: Laura Maia, São José e também na avenida Tancredo Neves, além de limpezas diárias em pontos específicos, de uso público, e estradas vicinais na região”, disse o secretário da Semsurb, Genivaldo Santos.

Iluminação. Segundo dados da Prefeitura de São Cristóvão aproximadamente 75% da iluminação do Tijuquinha foi renovada (substituição por led), sendo que no bairro foram instalados 16 novos pontos. “Contemplamos 31 ruas do Tijuquinha com iluminação em led trazendo assim mais claridade para os moradores, além de contribuirmos para uma maior segurança, pois sabemos que locais mais iluminados ajudam a combater possíveis ações de meliantes”, explicou o diretor municipal de iluminação pública, Bruno da Hora Passos.

Alguns locais (ruas e travessas) do Tijuquinha que já ganharam nova iluminação são: Dr. Lauro Maia, Bom Jesus, João Maynard, São Domingos, Getúlio Vargas, Itaporanga, Santo Antônio, Santa Rita, São Paulo, São José, Tancredo Neves, Santa Luzia, Olímpio Costa, São Lázaro, São João, Tiradentes, São Jorge, São Cristóvão, Propriá, São Lourenço, Rio Branco, Vitória, 04, Laranjeiras, Barão De Maruim, São Francisco e a Raimunda Nascimento (trecho I), além das travessas Dr. Lauro Maia, Tiradentes, São Cristóvão, Vitória e Brasília.

Saúde. Dentro da política de regulação do atendimento à saúde, a Prefeitura de São Cristóvão readequou a equipe de saúde da família da Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Florêncio de Matos, no Tijuquinha, garantindo assim o acompanhamento dos pacientes em sua totalidade, com médico, enfermeiro e demais profissionais de saúde.

(Foto de arquivo)

“Temos cadastrados cerca de quatro mil pacientes no Tijuquinha recebendo atenção especial, e acompanhamento domiciliar. Neste período de pandemia continuamos cuidando de todos, seja em consultas na tenda externa, presenciais (com horário marcado), pelo whatsapp ou em indo até a casa dos nossos pacientes”, explicou a gerente da UBS, Nicelma Sampaio.

A gerente também enfatizou que o atendimento odontológico, que foi regularizado na unidade, vem acontecendo de forma gradual, mas constante. “Não paramos os atendimentos odontológicos, porém, devido à covid-19 estamos focados em casos urgentes”, completou.

Educação. No setor educacional, A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria de Lourdes Gomes atende cerca de 250 alunos, com foco na qualidade do ensino. “A diretoria faz uma gestão muito boa, com equipe administrativa muito empenhada e isso reflete na educação das crianças. Pedagogicamente, a escola está muito bem posicionada no quesito cuidado com o aluno, seja através da parceria com os pais (que são ativos no núcleo escolar) ou pelas ações da Secretaria de Educação voltadas sempre para um diálogo aberto. Mesmo em período de pandemia, essa escola vem mantendo os vínculos com os estudantes, com visitas domiciliares, criação de projetos, utilização de mecanismos para não deixarmos os alunos sem aula”, contou a diretora pedagógica do município, Deise Barroso, que informou ainda que a reforma do prédio da EMEF Maria de Lourdes Gomes já é algo discutido e vem sendo analisado pela equipe de planejamento da Secretaria Municipal de Educação.

Respeito aos moradores. O Tijuquinha possui 1.390,190 m², num complexo com um total de 41 ruas e aproximadamente quatro mil pessoas residindo nesta localidade (dados do Censo 2010), sendo assim um dos maiores bairros e mais representativos do município. O prefeito Marcos Santana frisou que os serviços ofertados pela Prefeitura de São Cristóvão vêm mudando diretamente a vida da população.


“Estamos finalizando ruas que possuem importância não apenas para quem mora ali, mas também para quem circula e depende de usar o Tijuquinha em seu trajeto. No quesito da mobilidade urbana essas ruas criarão novos corredores de entrada e saída do bairro, ampliando a trafegabilidade. Temos também melhorado a questão da saúde e da educação, pois enfatizamos que a nossa maior obra é sempre cuidar do nosso povo. Sabemos que os serviços ofertados à população é algo que vale mais que qualquer obra de cimento e paralelepípedos e continuamos trabalhando para isto”, finalizou o prefeito.

Prefeito Marcos Santana

 

Fotos: Diretoria de Comunicação de São Cristóvão.