#SãoCristóvãoNãoPara: Ações da Prefeitura modificam o cotidiano da população do Madre Paulina

06/08/2020 - 17:32 Atualizado há 8 horas



O bairro Madre Paulina possui uma área de 2.202.049 m², com uma população de aproximadamente 4.000 habitantes (Censo 2010).  Localizado nas imediações do Eduardo Gomes, o Madre Paulina vem passando por uma explosão demográfica ocasionada pelo alto número de conjuntos habitacionais naquela região. Para que seja possível acompanhar a demanda da população, bem como elevar a qualidade de vida, a Prefeitura de São Cristóvão realiza melhorias no bairro, como o calçamento de rua, readequação da escola, melhoria na iluminação pública e a realização de serviços urbanos de manutenção.

 

Área territorial da Madre Paulina

 

Educação

 

 

Dando continuidade a valorização da rede de ensino municipal, seja por reformas estruturais nos prédios ou pela criação de políticas públicas, a exemplo do programa “Primeiro Lanchinho”, a Prefeitura de São Cristóvão atua para que o sistema de educação do município seja destaque pela sua qualidade e excelência. No Madre Paulina, o reflexo dessa reestruturação se faz visível na EMEF Maria Oliveira Santos, que passou por uma completa readequação na sua estrutura.

 

A prefeitura investiu mais de 80 mil reais em serviços de pintura externa e interna, revisão hidráulica e elétrica, reforma da quadra, implantação de iluminação em LED, climatização das salas, construção de uma passarela coberta e aquisição de novos equipamentos.

 

Todas as salas da EMEF foram climatizadas

 

Para o prefeito Marcos Santana, a readequação da escola tem como objetivo possibilitar  que os alunos e funcionários tenham melhores condições de aprendizado e de trabalho, respectivamente. “Fizemos aqui a maior obra que pode ter em um bairro, que é na área de educação. Essa ação conduz o futuro das crianças, os respeita e respeita os professores”, falou ele.

 

Prefeito Marcos Santana

 

Segundo a diretora da EMEF, Marlene Maria de Oliveira, a reforma pela qual a escola passou trouxe uma nova realidade para os mais de 250 alunos matriculados. “O rendimento dos alunos aumentou bastante. Com as salas climatizadas e organizadas, os alunos se sentem acomodados, não ficam agitados como antes. O programa primeiro lanchinho também é muito importante, já que as crianças entram para estudar bem alimentadas”, finalizou a diretora.

 

 

Calçamento e dignidade

 

A pavimentação de uma rua gera inúmeros benefícios para a população, melhorarando a qualidade de vida. Facilitando o acesso para o bairro e dando mais dignidade para a população, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), realizou o calçamento e implantação da rede de drenagem na rua A, do Madre Paulina. Importante rua para o bairro, pois conecta diretamente com a rodovia João Bebe Água, os avanços já são sentidos no dia a dia dos moradores.

 

Pavimentação da rua A está na fase final

 

Morador do bairro há 17 anos, Seu Alaelson dos Santos contou que o bairro passa por  outro momento agora. “Quando a gente saía de casa era sempre sem calçado, só calçava lá no ponto de ônibus. Se não fosse assim, sujava tudo de lama. Agora é outra realidade, dá orgulho de ver como essa rua foi atendida”, disse Seu Alaelson.

 

Seu Alaelson, morador da rua A há 17 anos

 

Ainda de acordo com ele, a sua rua sempre foi esquecida por gestões passadas, mas está contente por ver a nova situação de onde mora. “Com o calçamento novo e a iluminação completa de LED, é possível a gente andar aqui sem medo. Quando chega a noite parece que ainda é manhã”, disse ele, se referindo a instalação de 14 luminárias de LED ao longo da rua.

 

Para o prefeito Marcos Santana, a obra de pavimentação da rua 'A' era uma demanda de mais de 30 anos da comunidade, que depois de concluída vai beneficiar centenas de famílias da região. “A pavimentação dessa rua é muito importante, pois além de possibilitar um novo acesso ao bairro, vai contemplar diversas famílias da região e vai facilitar o acesso a serviços essenciais para a população”, declarou o prefeito.

 

A rua passa pela etapa da construção da contenção que protege a fundação das casas

 

O investimento feito foi de aproximadamente 273 mil reais, que contemplam 961 m² com pavimentação granítica e rede de drenagem. Segundo o engenheiro da Seminfra, Vicente Maia, 80% da pavimentação já foi feita, como também a drenagem e esgoto foram finalizados. “Estamos agora na fase de construção das contenções das encostas em alvenaria de pedra, que vai proteger a base das casas de qualquer possível problema, e na finalização do último trecho da rua”, falou Vicente.

 

Vicente Maia, engenheiro da Seminfra

 

Iluminação Pública

 

A inovação do parque tecnológico de iluminação pública tem sido um investimento constante da Prefeitura de São Cristóvão, tendo alcançado a marca de 3000 pontos de iluminação em LED no município. Por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsurb), foram contempladas oito ruas com luminárias de LED no Madre Paulina: Tv. F, Rua E, O, P, Tv P, Rua A, Tv Manain e a Rua da Escola.

 

Implantação de luminárias LED na rua A

 

Segundo Bruno da Hora, Engenheiro Eletricista da Semsurb, a implantação do LED no serviço de iluminação pública do município traz vários benefícios para todos. “Com a iluminação em LED, todo mundo se beneficia. Os gastos com manutenção reduz significativamente, o que é bom para a prefeitura e passa mais segurança para os moradores, evitando assaltos e acidentes”, declarou Bruno.

 

 

Além das obras que modificam a vida das pessoas, também são necessárias manutenções e serviços que possibilitem o bom funcionamento do bairro. Por meio da Semsurb, a prefeitura desenvolve ações que impactem positivamente no dia a dia, como diz Genivaldo Santos, Secretário de Serviços Urbanos. “Elaboramos inúmeras ações dentro do Madre Paulina, sejam elas de caráter preventivo ou de reparo. A desobstrução do canal na Tva. Manain, manutenção de esgotamento sanitário na Rua Nossa Senhora de Lourdes, o nivelamento e manutenção do esgotamento sanitário da Rua B foram algumas ações desenvolvidas por nós”, disse Genivaldo.

 

Fotos: Arquivo da Diretoria de Comunicação de São Cristóvão