São João de Tradição: devido à pandemia, festejos deixam saudades

24/06/2020 - 18:43 Atualizado há 6 dias

A Prefeitura de São Cristóvão promove todo ano o São João da Tradição, ofertando uma programação repleta de atrações para a população. A pandemia e a necessidade de afastamento social impediram a realização das comemorações juninas neste ano.

O diretor de Turismo da Fundação de Arte, Cultura e Turismo (Fundact), Kramer Rodrigues,  fala o que provoca a não realização do evento. “Os festejos juninos, normalmente, atraem visitantes e turistas para a cidade e empregos diretos e indiretos. São profissionais desde o gasoseiro, que vende bebida no isopor até o artista local que ficaram sem ocupação esse ano”, lamenta.

O São João de Tradição ocorria em diversos pontos fixos da cidade com exposições, apresentações de quadrilhas, barco de fogo, grupos folclóricos, casamento tabaréu, apresentações musicais, além do apoio logístico e artístico aos eventos de bairros e povoados sancristovenses.

“A festa de São João e São Pedro tradicional em São Cristóvão traz um sentimento de nostalgia este ano. O objetivo do município agora é tentar garantir o mínimo para quem tira todo o sustento da festa, através de projetos sociais”, contou o diretor.

Exposição virtual

Os Santos Juninos são tema de exposição na Casa do Folclore Zeca de Norberto, localizada na Praça São Francisco (Centro Histórico) todos os anos. Por conta da pandemia, a Fundact realiza uma exposição virtual por meio do instagram da Prefeitura de São Cristóvão (@prefsaocristovao). O objetivo é possibilitar que as pessoas possam curtir um pouco das tradições da cidade.

Caceteiras do Mestre Rindu

Uma marca registrada do São João em São Cristóvão é o grupo as Caceteiras de Mestre Rindu. Responsável por anunciar o início do mês junino, às 21h do dia 31 de maio, com o tradicional cortejo, as caceteiras percorrem as ruas da cidade convidando os sancristovenses a celebrarem o São João da Tradição. As badaladas do sino da Igreja do Carmo às 00h e a Oração do Bendito anunciam o fim da caceteira e o início do período que é repleto de comemorações populares.

Durante o mês, o grupo realiza, no município, outras apresentações no conhecido “Ensaio Aberto com Caceteiras de Rindu”.

Casamento do Tabaréu

O tradicional casamento ocorre às vésperas do São João e é marcado pelo cortejo de carroças e pela cavalgada que percorre o Centro Histórico.  Os noivos passeiam pela Cidade Mãe convidando a população para conferir o enlace matrimonial. No Arraial do São João da Tradição, montado na antiga Estação Ferroviária, ocorre o ponto alto da festa: a encenação do Casamento do Tabaréu.

Minha rua mais bonita

A Gestão municipal promove no mês de Junho o concurso “Minha Rua Mais Bonita”, que incentiva os moradores a enfeitarem as ruas da cidade e manterem acesa a cultura nordestina. A eleição do cenário junino mais criativo ocorre até o último dia do mês e, normalmente, só é preciso postar uma foto da rua no instagram e marcar o perfil da Prefeitura.

As três mais votadas ganham um trio pé de serra e um troféu de campeã. Em 2019, as vencedoras foram às ruas 90 e Senhora das Fontes. Em breve voltaremos com o concurso.

Fotos: Dani Santos e Arquivo Prefeitura de São Cristóvão