São João da Tradição: programa online apresentou músicas e atrações culturais de São Cristóvão

25/06/2021 - 14:24 Atualizado há 2 dias

Este ano, o São João da Tradição em São Cristóvão foi virtual, em forma de um programa celebrando a cultura do município. O evento, que foi resgatado há cinco anos pela Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), foi realizado seguindo os protocolos de saúde. Com apresentação do cantor Sergival, o primeiro programa trouxe as bandas Xote Muleke e Manos do Forró, além de homenagens aos agentes culturais que fazem os festejos juninos no município.

O programa rendeu muita conversa boa com o pessoal da Caceteira de Mestre Rindu (através de um bate-papo com Acácia dos Santos, que hoje comanda o grupo folclórico), e trouxe um encontro com os organizadores do Casamento Caipira, que explicaram como a festa acontece na cidade. Uma visita à Casa da Queijada, de dona Marieta Santos, explicou passo a passo a produção do tradicional licor de jenipapo. E quem assistiu pode conferir também imagens do último arraial, feito em 2019, que atraiu todo o sancristovense e os turistas para o Centro Histórico da cidade. O programa também exibiu uma conversa com Danilo Dorneles, que contou como acontece anualmente a Fogueterada, que é a Guerra de Espadas, e a busca do mastro, iniciando assim os festejos juninos de rua.

Casamento Caipira

“Além deste conteúdo novo, feito especialmente, para celebrar o São João da Tradição de 2021, nós trouxemos também imagens de arquivo desta retomada da festa, que aconteceu em 2017 e que desde então vem fazendo o nosso povo vibrar a cada edição. Fizemos um lindo programa online, que poderá ser acessado pelo youtube da Prefeitura de São Cristóvão, sempre que nosso povo sentir saudade. Mesclamos o universo online com a tradição, a cultura e muito amor por São Cristóvão”, frisou a diretora-presidente da Fumctur, Paola Santana.

O evento foi gravado no Museu Histórico de Sergipe, sem a presença de público, evitando qualquer tipo de aglomeração. Durante dois dias de gravação, a equipe da Fumctur organizou uma teia cultural contemplando diversos artistas da cidade. “Os dias de festejos juninos acabam sendo uma grande festa para todos da nossa cidade. A realização do evento online contemplou uma programação musical, que priorizou a contratação de artistas sancristovenses, amenizando, assim, os impactos econômicos provocados pela pandemia de Covid-19 no setor cultural de cidade”, informou a diretora de cultura da Fumctur, Elma Santos.

Dona Marieta

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, também prestigiou o São João da Tradição online, e elogiou a programação reiterando o papel do município em divulgar a cultura e o trabalho dos moradores.

“Uma festa virtual, mas que retratou os aspectos de nossa cidade, de nossa gente, de forma bonita, enaltecendo o que o nosso povo tem de melhor, que é o amor por nossa cidade. O São João da Tradição vem sendo passado de uma geração a outra, cumprindo seu papel social de não deixar o passado, de nossos festejos juninos, ser esquecido. Devido à pandemia não fizemos a festa como gostaríamos de fazer, como já realizamos em outros anos, com arraias nas ruas do Centro Histórico e do Rosa Elze, porém, dentro das condições atuais, que a pandemia nos permite, a Prefeitura de São Cristóvão realizou este bonito evento popular e virtual. Esperamos que as pessoas que assistirem possam compartilhar o vídeo. Lembramos que dia 29, será exibido os segundo programa desta série junina, que já foi gravado e está imperdível”, finalizou o prefeito.

São Pedro também pela internet

O São João da Tradição online acontecerá também no próximo dia 29 de junho, dia de São Pedro, contando com a apresentação de Sergival puxando outra vez a festa. Para este segundo momento, a Fumctur reuniu as bandas Forró Brasões e Joba e Forro Rala Coxa, além da Quadrilha Meu Xodó e conteúdos sobre a produção de queijada e a Exposição dos Santos Juninos.

Para conferir o programa de São João, exibido no último dia 24 de junho, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=vS-6Jb5lLs0

Caceteiras de Mestre Rindu

Sergival

Xote Muleke

Imagens: Frames do São João da Tradição online.