São João da tradição: Casamento dos Tabaréus e muito forró marcam 2º dia de festa em São Cristóvão

25/06/2022 - 21:31 Atualizado há 2 dias

O segundo dia de festa do São João da Tradição de São Cristóvão foi marcado nessa sexta (24) pelo tradicional Casamento dos Tabaréus e por muita música no Centro da cidade. As festividades começaram cedo, ainda no período da tarde, com o cortejo do Casamento dos Tabaréus, que percorreu diversos bairros da cidade em charretes e carroças.

Após o cortejo, os brincantes se concentraram na região próxima à estação, no bairro central para a realização do Casamento dos Tabaréus, uma tradição de mais de 40 anos no município. O Prefeito Marcos Santana participou do cortejo e acompanhou também a realização do casamento.

“A tradição do São João em São Cristóvão é principalmente a tradição do São João comunitário, onde as famílias se reúnem nas ruas, na praça Central, onde as pessoas depois de comerem seu milho, sua canjica, podem vir para cá se divertirem”, afirmou o prefeito.

Prefeito Marcos Santana

“Hoje tivemos o Casamento dos Tabaréus, que também é uma tradição antiga na cidade. Estávamos há dois anos sem fazer a festa por conta da pandemia mas foi possível finalmente realizar dessa vez. Agora é brincar e fazer com que as pessoas também brinquem”, concluiu Marcos Santana.

Para Gilvan Fontes, que faz o papel de marido no casamento, a emoção é agora ainda maior. “A emoção é muito grande, isso aqui é São João raiz, é muito gostoso de ser feito. A gente vem ensaiando há um tempo para chegar agora e fazer bonito. Ficamos rezando para que chegue logo a data”, disse ele.

Casamento dos Tabaréus

Após a realização do casamento, foi cortado um bolo de aniversário em homenagem a Beliane Ribeiro, que faz o papel de esposa do casamento há 42 anos. “Hojé faz 42 anos que eu participo desse casamento, que é tradição em São Cristóvão. Gosto e é a minha distração. Vou fazer 80 anos mas ainda dou no couro”, brinca ela.

Para João Vitor, morador da cidade, a festa estava perfeita. “Sempre venho a essa festa, e para mim ela está perfeita. É bom estar com os amigos, com as pessoas que eu gosto e curtindo o São João da 4º cidade mais antiga do Brasil. Para mim é algo que temos que manter”, afirmou ele.

João Vitor, morador da cidade

“O São João de São Cristóvão está maravilho. Moro aqui e sempre venho. Passamos dois anos sem ter por conta da pandemia, mas agora as coisas estão graças a Deus se encaminhando, disse Sérgio Ricardo, morador.

Sérgio Ricardo, morador da cidade

Já para Lenaide Santos comerciante local, a festa é também uma oportunidade de trabalhar após dois anos de pandemia. “Moro aqui e acho maravilhoso o São João da cidade. Tivemos muitas perdas durante a pandemia, mas vamos superar toda a perda agora no São João. Vendo cerveja, água mineral, cerveja e também licor. Licor de tamarindo, de umbu e jenipapo, todos que eu mesmo faço”, afirmou ela.

Lenaide Santos, comerciante local

Música e apresentações culturais

O São João da tradição seguiu acontecendo com a programação musical, iniciada pelo DJ Lucas Moura. Em seguida se apresentou a Quadrilha Junina Festa na Roça, de Itaporanga D’Ajuda.

DJ Lucas Moura

Quadrilha Junina Festa na Roça, de Itaporanga D’Ajuda

“Tenho 18 anos de quadrilheiro e estou aqui mais uma vez defendendo meu município e defendendo essa valiosa manifestação da nossa cultura. A festa aqui em São Cristóvão está muito organizada, e é importante resgatar cada vez mais essa tradição. Fico feliz de Itaporanga ser vizinha de São Cristóvão, que tem também essa tradição do São João”, afirmou Guilherme Pires, quadrilheiro.

Logo após, o público contou com a animação dos Manos do Forró e Joba Ralacoxa, com o melhor do forró. A noite finalizou com o show da cantora Maysa Reis, encerramento as festividades juninas do mês de junho na cidade.

Joba Ralacoxa

Manos do Forró

Cantora Maysa Reis

Segurança e organização

Para manter a segurança e organização da festa, estiveram presentes agentes da SMTT para organização do trânsito no local, agentes da Vigilância Sanitária para garantir a fiscalização e segurança alimentar nas barracas, Bombeiros Civis, e um efetivo da polícia Militar.

“O nosso efetivo hoje é composto por 12 homens, encarregados de fazer o policiamento não só na tarde de hoje como também na noite do evento. Ontem tivemos de ter uma participação efetiva um pouco mais contundente por conta de um ou dois foliões mais exaltados, mas a noite transcorreu totalmente tranquila”, explicou o Sargento Alex Lima.

“A função da PM é garantir a segurança ao folião, e no que se refere a isso, estamos aqui para proteger e apoiar a sociedade”, concluiu.

Programação de Julho

O São João da tradição, organizado pela Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), ocorreu nos dias 23 e 24 de junho, na região da Estação, Centro de São Cristóvão e segue nos dias 15 e 16 de julho, dessa vez no bairro Eduardo Gomes.

Confira a programação:

DIA 15 DE JULHO – PRAÇA DO EDUARDO GOMES