São João da Tradição acontecerá pela internet

11/06/2021 - 13:07 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), vai realizar o São João da Tradição de forma on-line, através de um programa especial mesclando atrações musicais e tema ligados ao campo artístico sancristovense, incluindo a culinária local. A programação será exibida nas redes sociais oficiais da Prefeitura de São Cristóvão, nos dias 24 e 29 de junho.

O evento será gravado no Museu Histórico de Sergipe, sem a presença de público, evitando assim aglomeração. “Os festejos juninos são manifestações valorizadas em nossa cidade. A realização do evento será composto por programação musical que prioriza a contratação de artistas sancristovenses, amenizando, assim, os impactos da pandemia de Covid-19 no setor cultural”, pontuou a diretora de cultura da Fumctur, Elma Santos.

Elma Santos

No município, o São João da Tradição começa na madrugada do dia 31 de maio para 01 de junho, com a apresentação do grupo folclórico, Caceteira de Mestre Rindu. A brincadeira, que atraia moradores e turistas pelas ruas históricas da cidade durante a madrugada, vai ser celebrada também no formato online, dentro da programação da celebração virtual.

“Estamos preparando um evento que englobe cultura e gastronomia, com participações de artistas de São Cristóvão, além de montarmos uma programação que contemple arte e informação. O São João da Tradição é uma festa tradicional de São Cristóvão, juntamente com o Carnaval dos Carnavais. A nossa cidade tem uma programação de festejos populares fixa, que por conta da pandemia ou foi readaptada ou cancelada no último ano. Este ano, apesar de tantas situações tristes enfrentadas por todos nós, pensamos em realizar uma festa simbólica, que enalteça nossos artistas e gere renda para quem depende de sua arte. Esperamos que nossos moradores assistam, pois estamos fazendo um projeto especial e que vai nos dar aquela sensação dos nossos conhecidos festejos, tudo feito com muito carinho e cuidado para quem vai conferir pela internet”, disse a diretora-presidente da Fumctur, Paola Santana.

Ao todo serão gravados dois programas (São João e São Pedro), de 1h cada, com quatro bandas e apresentações de grupos folclóricos. Nos intervalos serão exibidos comerciais sobre a história de São Cristóvão e produtos feitos na cidade. O público vai conferir como acontecem produções típicas como queijada, beiju, licor além de assistirem imagens dos organizadores e participantes da Festa do Mastro.

Paola Santana

Fotos: Dani Santos/Arquivo Diretoria de Comunicação.