São Cristóvão ultrapassa 100 casos confirmados do novo Coronavírus

15/05/2020 - 19:40 Atualizado há 9 horas

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que o município ultrapassou a marca de 100 casos confirmados do novo Coronavírus (COVID-19). Foram registrados 84 casos pela SMS com adição de 66 casos testados em pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Totalizando 150 confirmados, sendo uma morte e 48 recuperados.

“Estou preocupado com o crescimento de casos do novo coronavírus em nossa cidade. Infelizmente, hoje, ultrapassamos o número de 100 pessoas confirmados com Covid-19. Mesmo com nossas recomendações e todas as ações preventivas e de conscientização realizadas pela Prefeitura, os casos positivos seguem aumentando e de forma acelerada nos últimos dias. Por isso, peço e insisto, se puderem, fiquem em casa. Nosso objetivo é salvar vidas!”, alertou o prefeito Marcos Santana.

Na última quinta-feira (14), foram registrados sete novos casos pela SMS: duas mulheres: uma de 37 anos e outra de 45 anos; um homem, de 45 anos, profissional de segurança; e quatro profissionais de saúde do sexo feminino: de 23 anos, de 28 anos, de 29 anos e de 42 anos.

A UFS realizou uma pesquisa epidemiológica no dia 2 de maio, na feira livre do Eduardo Gomes, com o apoio da SMS. O objetivo era estimar a prevalência da COVID-19 entre assintomáticos no Estado. Para isso, foram selecionados os dez municípios mais populosos de Sergipe, entre eles São Cristóvão.

Os resultados foram adicionados no boletim geral da Prefeitura. Ao todo foram 66 casos positivos: 32 com IgM positivo (o paciente estava com a doença ativa e em fase aguda, no momento da coleta); 4 com IgG e Igm reagentes (quando está na fase de convalescença, no fim da doença ativa, em transição para apenas IgG); e 30 com IgG detectável (quando já teve infecção anteriormente e está possivelmente imunizado).

O processo de diagnóstico e vigilância da Covid-19 é constante e os dados são atualizados diariamente. Todos os pacientes que apresentam sintomas e sinais de Síndrome Gripal, independente do nível de suspeita para o Covid-19, entram no monitoramento por um período estipulado de 14 dias. O objetivo é avaliar a evolução do caso até a alta ou, se necessário, encaminhar para a referência.

Boletim Epidemiológico 14/05/2020:

Casos confirmados (casos que fizeram o exame e o resultado foi positivo): 84 (SMS) + 66 (UFS) =150

Casos negativos (casos em que houve coleta e o resultado foi negativo): 82 + 253 = 335

Casos recuperados (casos que receberam alta): 18 (SMS) + 30 (IgG UFS) = 48

Isolamento domiciliar: 62 (SMS) + 32 (IgM) + 4 (IgG/IgM) = 98