São Cristóvão será o primeiro município de Sergipe a participar do Programa de Mentoria da Rede Governança Brasil

06/07/2022 - 17:57 Atualizado há 1 dia

O município de São Cristóvão foi selecionado para participar do Programa de Mentoria da Rede Governança Brasil (RGB). O programa serve para a promoção de boas práticas da governança na administração pública e já foi realizada com cidades de vários estados do país. Em Sergipe, a Cidade Mãe será a primeira a passar pela mentoria. A previsão é que ela tenha início ainda esse mês.

O Programa de Mentoria da RGB busca promover as boas práticas da governança, tendo como base a Cartilha Pública Municipal – Transformando sua Administração, lançada ano passado pela RGB em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul (TCE/MS).

Na tarde de ontem (05), foi realizada uma reunião com o prefeito Marcos Santana e equipe da Prefeitura de São Cristóvão, em que foi dado o aceite para a participação do município na mentoria. Além do prefeito, participaram representantes da Secretaria de Fazenda, Orçamento e Planejamento; Controladoria Geral do Município; e Secretaria de Governo e Gestão.

Segundo o gestor municipal, a expectativa com essa iniciativa é que seja criada entre os servidores públicos uma cultura de governança, para que todos tenham a compreensão de que é necessário seguir todos os normativos imperativos da maneira mais transparente possível.

“Nosso objetivo é ter políticas públicas que sejam eficazes e, sobretudo, que os recursos públicos sejam aplicados da maneira mais republicana possível. A ideia com essa mentoria de governança é aculturar no seio da administração municipal essa forma de agir dentro dos princípios legais, de forma que tenhamos no presente e no futuro, um legado que permita uma administração com seus objetivos atingidos do que a população exige, que são os serviços públicos com eficiência e eficácia”, declarou o prefeito Marcos Santana.

Prefeito Marcos Santana

De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Orçamento e Planejamento de São Cristóvão, Eldro da França, o diálogo com a RGB teve início ainda em janeiro. Ele detalha a importância que a mentoria terá para o município. “A mentoria em governança pública  trará contribuições efetivas para o município, através da entrega eficiente e eficaz de serviços e políticas públicas para sociedade, promoção da transparência, accountability, e principalmente, promover uma gestão voltada para planejamento estratégico. Também, com a entrada do Brasil na OCDE, a implantação da Governança no município será um passo relevante na construção de um caminho rumo à projeção internacional”, apontou o secretário.

Secretário Eldro da França

Sobre a RGB

A Rede Governança Brasil (RGB) é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão colaborar na implantação de políticas de Governança, Gestão de Riscos e Compliance no Brasil, na América Latina e no mundo. A instituição tem trabalhos pautados na visão de um país onde a governança seja executada de forma íntegra, ética, transparente e com foco na entrega de valor à sociedade tornando o Brasil uma nação mais desenvolvida, sustentável, com evolução social e econômica.

Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos