São Cristóvão sedia primeira etapa do sergipano Sub-17 de vôlei de praia

06/12/2021 - 15:30 Atualizado há 15 horas

As areias da Academia da Saúde Gabriel de Souza Filho, no bairro Lourival Baptista, receberam no último sábado a primeira etapa do campeonato sergipano Sub-17 de vôlei de praia. A competição que foi uma realização da Prefeitura de São Cristóvão em parceria com Federação Sergipana de Voleibol (FSV) contou com a participação de 23 duplas, sendo 13 masculinas e 10 femininas. O evento reuniu dezenas de moradores do município, dentre eles a multicampeã de vôlei, Duda Lisboa.

Presente no evento, o prefeito Marcos Santana destacou a importância de fortalecer atividades esportivas, pensando nelas como oportunidades para tirar os jovens do ócio. O gestor também falou sobre a importância de ter a presença de Duda Lisboa no evento, reforçando o papel inspirador que ela representa para os mais jovens.

“Nós queremos inundar a cidade de atividades esportivas, estamos em um trabalho de fazer que a cidade tenha mais espaços como esse. Já temos pelo menos dois em construção e a ideia é que a juventude tenha o que fazer a partir do esporte. É uma alegria ver todos esses jovens reunidos em um torneio de vôlei de praia, com a presença de Duda Lisboa”, apontou Marcos Santana.

Nascida no bairro Lourival Baptista, local onde ocorreu a competição, Duda Lisboa falou sobre a emoção de ver novos talentos sendo revelados na região onde ela cresceu e deu seus primeiros passos no vôlei de praia. “É muito grandioso o que aconteceu aqui. A prefeitura fez esse espaço lindo e hoje meus olhos brilham ao ver essa juventude aproveitando o esporte. O esporte e a educação muda a vida das pessoas. Estou muito feliz em estar passando minhas férias aqui e ver toda essa estrutura que a prefeitura está dando para que as pessoas possam se divertir”, afirmou a jogadora.

Duda Lisboa e Marcos Santana

A coordenadora da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Cida Lisboa, também reforçou a importância de movimentar o cenário esportivo de São Cristóvão através das competições promovidas pela Prefeitura. “Esse já é o terceiro evento que nós promovemos em menos de um mês. Fizemos o primeiro Sub-19, depois fizemos o 45+ e agora estamos com o Sub-17. O vôlei tem crescido muito e nós temos conseguido alavancar esse esporte aqui em nossa cidade, em nosso bairro”, avaliou a coordenadora.

Duplas vencedoras

Ao todo foram 13 duplas do município disputando os troféus e as pontuações para o ranking sergipano. Entre as duplas do masculino, a primeira colocação ficou com Rian Matos e Júlio Rosa, ambos moradores da Cidade Mãe. “Me dediquei muito para isso e hoje estou feliz por ter saído como vencedor”, apontou Rian. “Estou muito feliz e orgulhoso de ter participado, agradeço a todos que torceram pela nossa dupla, e também aos nossos adversários que nos ajudaram antes da competição”, acrescentou Júlio.

Júlio e Rian (uniforme verde)

Já na categoria feminina as vencedoras foram Emilly Yasmin e Renata Menezes. Além da felicidade de vencer a disputa, elas celebraram também a oportunidade de conhecer Duda Lisboa. “Foi ótimo poder conhecer alguém que é uma referência para a gente. Realizamos um sonho hoje”, falou Emilly.

Emilly e Renata

Alegria da comunidade

Moradora do bairro Lourival Batista há 49 anos, a supervisora de planejamento, Lucimar da Silva, falou sobre a alegria de ver o local onde reside mudar totalmente desde que o prefeito Marcos Santana assumiu a gestão do município. Para ela, é um orgulho ver o bairro com nova cara e repleto de atividades que beneficiam pessoas de todas as idades.

“Aqui era um matagal, cheio de bichos. Nós não tínhamos mais esperanças. Hoje vemos a evolução maravilhosa que nosso bairro teve. Esse é um sonho que a gente tinha e que se realizou. Vemos além da Academia da Saúde, o Ginásio sendo reformado e a Bica dos Pintos sendo resgatada. Hoje estou acompanhando minha filha Lohanna que está participando da competição e é um orgulho. Foi aqui nessa quadra que ela aprendeu a jogar vôlei e hoje está dando orgulho para toda a família”, descreveu.

Lucimar Silva

Outras competições

Além da etapa do torneio sergipano realizada neste sábado, secretário municipal de esporte e lazer, Klewerton Siqueira, falou sobre o apoio que o município tem dado nos últimos meses às competições de diversas áreas do esporte. Segundo ele, a intenção é elaborar um calendário de atividades esportivas que contemplem o máximo de categorias.

“Queremos incentivar todos os esportes no município de São Cristóvão. Teremos aqui outros esportes, como vôlei e futvôlei, envolvendo atletas de todo o estado. A determinação do prefeito é que a gente tenha um calendário esportivo não só esse mês, mas que ele funcione por todo exercício da gestão. O esporte é vida, é lazer, é cultura, e nós vamos trabalhar para garantir cada vez mais atividades para a população”, afirmou.

No sábado (04), ainda foi realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS) o Festival Paralímpico. O evento contou com a participação de 40 paratletas sancristovenses, tendo o apoio da Prefeitura através da Semel, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Assistência Social.