São Cristóvão sedia encontro do Programa “Fomentando a Agricultura Familiar” do Sebrae

23/05/2023 - 21:10 Atualizado há 14 horas



 

A Cidade Mãe de Sergipe recebeu na manhã desta terça-feira (23), um encontro do Programa de Fomento à Agricultura Familiar, iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que beneficia 14 municípios sergipanos, dentre eles, São Cristóvão. Este foi o primeiro encontro do programa realizado fora da sede do Sebrae, e teve como principal objetivo a troca de experiências entre as cidades beneficiadas. 

 

 

Momento de discussões no auditório da prefeitura de São Cristóvão 

 

Dividida em duas etapas, a atividade teve início no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN), onde os participantes puderam conhecer as experiências do recebimento dos alimentos fornecidos pelo Projeto Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (PMAAF). Em seguida, as equipes puderam participar de discussões sobre planejamento e um plano de ação do programa que contemplará todos os municípios. 

 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, o programa “Fomentando a Agricultura Familiar” está enquadrado no eixo de compras governamentais do Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae que o município de São Cristóvão participa desde 2022 e que teve sua participação renovada na última sexta-feira (19).

 

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet 

 

Para o secretário, o encontro desta terça foi importante para que os outros municípios pudessem observar as boas práticas realizadas em São Cristóvão,  assim como as atividades positivas que ocorrem em outras localidades contempladas pelo programa serão observadas pela gestão municipal. “O próprio nome já explica muito, trata-se de fomentar a agricultura familiar, que é uma atividade de extrema importância para todos, além da sua dimensão econômica de gerar renda para os agricultores, temos a ponta de cunho social e educativo, que provê alimentos de qualidade, tanto para a população que mais precisa, como também para os nossos alunos”. 

 

Segundo o diretor de Agricultura da Semdet, Anderson Cardoso, esse foi um momento importante e enriquecedor. "Super válida essa troca de experiência, porque cada município tem a sua particularidade, mas juntando um pouquinho de um e um pouquinho de outro, a gente consegue melhorar juntos a nossa agricultura familiar”. 

 

 

Anderson Cardoso, diretor de Agricultura da Semdet

 


Responsável por mediar a segunda etapa do encontro, a consultora de políticas públicas do Sebrae, Mirya Córdova apresentou informações detalhadas do trabalho que acontece nas cidades, além de trazer discussões sobre os quatro novos eixos estabelecidos e agendamento de atividades. “No nosso plano de ação hoje, nós trabalhamos com as hortas, atuamos com a questão da legislação, a questão das feiras livres e a das merendeiras. Teremos um concurso para as merendeiras, em que ocorrerão as capacitações e finalizamos com o concurso de fato. As demais atividades estão agendadas até o mês de agosto”. 

 

 

Mirya Córdova, consultora do Sebrae 





Fotos: Dani Santos