São Cristóvão se prepara para receber romeiros na Festa de Senhor dos Passos

01/03/2023 - 15:37 Atualizado há 1 dia



As flâmulas na tonalidade roxa já começam a decorar as fachadas dos prédios históricos do Centro de São Cristóvão. Elas anunciam a chegada das celebrações da Romaria de Senhor dos Passos, que acontece nos dias 03, 04 e 05 de março. A tradição existe há mais de 200 anos, sempre no período quaresmal, em preparação para a Páscoa e costuma reunir mais de 70 mil pessoas de várias partes do país na Cidade Mãe de Sergipe. 



Para acolher os romeiros que retornam à cidade após dois anos de hiato, causados pela pandemia da Covid-19, a Prefeitura de São Cristóvão está preparando toda estrutura necessária no que diz respeito à saúde, alimentação, trânsito, comércio e outros aspectos, como detalha o prefeito do município, Marcos Santana. 

 


Prédios históricos começam a ser decorados em São Cristóvão

 

“Nós entendemos que, para além da questão religiosa, a Romaria de Senhor dos Passos é muito importante para a economia do município. Por isso, a Prefeitura irá oferecer todo o suporte logístico e estrutural para a viabilização da romaria,  com a mobilização de diversas secretarias que compõem a gestão municipal para acolher bem os romeiros que estarão em nossa cidade durante esses três dias”, informou o prefeito.

 


Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

 

A partir do sábado (04), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) irá disponibilizar três escolas que funcionarão como ponto de apoio, são elas: EMEF Frei Fernando, EMEF Tia Marinete e EMEF Gina Franco.



Também no sábado, a Secretaria de Saúde realizará o escalda-pés, a partir das 5h. A ação é voltada para os romeiros que virão em caminhada na sexta à noite, saindo da Igreja São Judas Tadeu, no bairro América, com destino à Igreja Senhor dos Passos, no Centro Histórico de São Cristóvão. A Secretaria também disponibilizará duas bases de atendimento da saúde, que ficarão localizados no Paço Municipal e na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).



Já a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizará a distribuição do café da manhã e de água para os romeiros. O ponto de apoio fica localizado na sede do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN). 



Comércio

 

Desde a última segunda-feira a Prefeitura está realizando o cadastro de ambulantes que irão comercializar seus produtos no evento. A expectativa é que mais de 100 vendedores sejam contemplados, movimentando assim a economia da cidade. 




Segurança e trânsito



A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), está realizando até a próxima sexta-feira (03), o cadastro para acesso livre de moradores que terão as ruas em que residem bloqueadas durante a Romaria de Senhor dos Passos. O cadastro segue até o dia 03 de março, das 08h às 14h, nos seguintes locais: Sede da SMTT anexo ao CEAC, no Bairro Eduardo Gomes e no Anexo da Secretaria Municipal de Educação, no Centro Histórico.



Durante os dias do evento, as equipes da SMTT farão o bloqueio das ruas e darão o suporte necessário para os motoristas que estarão circulando pelas vias do centro da cidade. 



Já no que diz respeito à segurança dos romeiros, a Prefeitura já se reuniu com a Polícia Militar para discutir o esquema de segurança. Além disso, o município também dispõe de câmeras instaladas em vários pontos da cidade e irá contratar brigadistas para o evento. 



Infraestrutura e Serviços Urbanos



Para facilitar a circulação de carros e pedestres pelas ruas da cidade, a Secretaria de Infraestrutura está realizando diversos reparos nas vias. E na sexta-feira, a Seminfra entrega a obra de requalificação do Mirante do Cristo Redentor, local que irá receber os romeiros na manhã do domingo. Já a Secretaria de Serviços Urbanos está atuando em várias ruas do município para garantir a limpeza do espaço público. 



Cultura



Para aqueles que buscam conhecer um pouco mais sobre as outras edições da Romaria, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), abre nesta quarta-feira (01), a exposição “Senhor dos Passos em Todos os Passos”, do fotógrafo Márcio Garcez. A mostra ficará disponível até o dia 03 de abril, na Casa das Culturas Populares, Centro Histórico de São Cristóvão. 

 

 



Fotos: Márcio Garcez e Heitor Xavier