São Cristóvão retoma trabalhos da Comissão Municipal para implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

04/08/2022 - 17:45 Atualizado há 2 dias

O Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, se reuniu na última quarta-feira (03) com os membros da Comissão Municipal para implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para orientar a retomada do trabalho interdisciplinar da agenda que tem 2030 como prazo para o cumprimento dos objetivos.

O objetivo da Comissão é alinhar os instrumentos de planejamento e gestão governamental e o arcabouço jurídico municipal à Agenda de Desenvolvimento da ONU 2020/2030 almejando a efetivação de políticas públicas, e elaborando a legislação que assegurem à população o acesso a serviços públicos de qualidade de forma eficiente, promovendo o desenvolvimento local sustentável e, consequentemente, a redução das desigualdades e melhoria na qualidade de vida da população.

O presidente da Comissão, Alisson Meneses de Sá, esclareceu que será desenvolvido um plano de ação para a retomada. “A partir desse planejamento a gente vai começar a trabalhar junto com o plano de governo do prefeito para a posteridade. Vamos trabalhar com o Planejamento Plurianual (PPA) e incluir o desenvolvimento sustentável como estratégico para o município. Essa é a nossa meta”. Alisson explica, ainda, que a proposta é institucionalizar as ações com a criação de um decreto que amplie a força, porque institucionaliza, além de uma pessoa responsável em cada secretaria para contribuir com esse desenvolvimento dentro do município.

Sandra Sena, vice-presidente da Comissão falou da importância da retomada. “É importante porque é o PNUD vinha monitorando nossa comissão há 2 anos atrás, um pouco antes da pandemia, a partir de um curso de formação para a gestão municipal de alguns municípios, e São Cristóvão estava dentro desse projeto. Então esse comitê vai ajudar nas políticas públicas, e vai ajudar o município a mostrar que nós já estamos atingindo algumas metas e outras metas que serão alcançadas a partir dessa conscientização da gestão municipal em todas as áreas, prioritariamente educação, saúde e meio ambiente - importantes dentro dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

São Cristóvão e os objetivos

A agenda de desenvolvimento propõe uma ação mundial coordenada entre governos, empresas, academia e sociedade civil para alcançar 17 objetivos e suas 169 metas, de forma a erradicar a pobreza e promover vida digna, respeitando os limites do planeta. São Cristóvão já atingiu o objetivo 09 - indústria, inovação e infraestrutura, e está bastante encaminhada em mais três objetivos, também atingiu metas importantes como a redução dos índices de mortalidade materna, da infância, neonatal e por aids, além de doenças relacionadas ao saneamento ambiental. A retomada da Comissão vai possibilitar um melhor planejamento e monitoramento das ações para o alcance do maior número de metas no tempo previsto.