São Cristóvão registra maior número de consultas de pré-natal e menor índice de gravidez na adolescência desde 2011

03/03/2022 - 13:58 Atualizado há 4 dias

A Prefeitura de São Cristóvão registrou em 2021 a menor prevalência de gravidez na adolescência desde 2011. Foram 174 gestantes com idade entre 13 e 19 anos de um total de 1069 gestações em 2021 no município.  Além disso, também em 2021, o município apresentou a maior prevalência de gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal realizadas desde 2011, o que representa a realização do maior número de consultas de pré-natal da década.

“A gravidez na adolescência é entendida como um problema de saúde pública multidimensional, com possibilidades de implicações biopsicossociais para a mãe adolescente e sua família. É gratificante evidenciar que São Cristóvão apresentou redução significativa na prevalência de gravidez na adolescência em 2021. Isso representa avanços importantes nas ações municipais voltadas à regulação da fecundidade, métodos contraceptivos e planejamento reprodutivo”, avalia José Marcos, Coordenador de Monitoramento e Avaliação da SMS.

Pré-natal

É importante frisar que a realização do pré-natal é parte fundamental na prevenção e detecção precoce de doenças tanto na mãe como no feto. O Ministério da Saúde recomenda que sejam realizadas, no mínimo, seis consultas de pré-natal, sendo uma no primeiro trimestre da gravidez, duas no segundo e três no terceiro trimestre.

Em São Cristóvão, o Programa Mãe da Cidade tem sido norteador de diversas ações no cuidado às mulheres, partindo do princípio de que toda mulher tem o direito ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao pós-parto. Paralelamente, preconiza que toda criança tem o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudável.

Há no município a garantia de exames como a ultrassonografia e de testes rápidos de gravidez nas Unidades Básicas de Saúde, o que permitiu um início de pré-natal precoce das mulheres e a realização do número ideal de consultas durante a gestação. Esse acompanhamento junto à gestante segue até o parto e é feito também junto à criança após seu nascimento.

O programa Mães da Cidade Mãe também ampliou a cobertura de estratégia da família no município, aumentando a oferta do serviço e qualificando constantemente esse processo.

Foto: Heitor Xavier