São Cristóvão recebe Selo ODS e título de Melhores Práticas em Encontro Estadual ODS 2021

17/12/2021 - 16:46 Atualizado há 16 horas



Procurando reconhecer aqueles que buscam atender os objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU, aconteceu ontem (16) no auditório UNINASSAU, a solenidade de abertura do Encontro Estadual ODS 2021. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Marcos Santana e do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap), Edmilson Brito. 

 

 

O Movimento Nacional ODS surgiu na década de 90 e atua no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em parceria com a Organização das Nações Unidas e é chancelado por 193 países. Em busca de implementar os ODS em organizações e almejar o sonho de uma sociedade mais sustentável é realizado o Encontro Estadual ODS. 

 

A edição deste ano aconteceu nos dias 16 e 17 de dezembro de forma híbrida. Ontem, ocorreu de forma presencial no auditório UNINASSAU a entrega do Selo ODS 2021. De acordo com Sandra Sena, representante estadual da ODS/Sergipe, o selo foi organizado por uma comissão de várias coordenações estaduais por todo o país, que analisaram os trabalhos feitos por diversas organizações, buscando aquelas que fizeram um trabalho diferenciado em prol de um mundo melhor.

 

Sob o lema “Não Deixar Ninguém Para Trás”, entre os premiados do encontro, a Cidade Mãe de Sergipe recebeu o Selo ODS e o troféu ‘Melhores Práticas 2021’, em vista ao destaque no cenário estadual sustentável. Esse último também marca a evidência do município como o único selecionado por sua relevância social em ações ambientais. 

 

 

 

Entre os projetos reconhecidos por São Cristóvão, estão: o incentivo ao jovem no mercado de trabalho feito a partir de cursos profissionalizantes através de parcerias com o SENAC em busca de capacitações de trabalho em Igrejas e Museus, melhorando o turismo local, e o trabalho da Semap no reflorestamento nas áreas degradadas do município e na composição de Bosque ODS, ambos projetos ainda em execução. O bosque que será construído em torno do Cristo Redentor tem a missão de homenagear as vítimas de Covid no município, com cada árvore recebendo o nome de um ente querido que se foi durante a pandemia. 

 

“O que tem de tão especial aqui em São Cristóvão para que tenha sido nomeada é exatamente isso, são projetos agregadores que fazem toda a diferença em melhorar o mundo e para o alcance das metas da agenda 2030”, declarou Sandra Sena, representante estadual da ODS/Sergipe. 

 

Sandra Sena, representante estadual da ODS/Sergipe

 

Dever cumprido

 

Esse é o sentimento do prefeito Marcos Santana após receber o selo, mencionando a gratidão e o reconhecimento do trabalho exercido, que estimula a continuar no desenvolvimento de projetos que envolvam os ODS e a Agenda 2030. “Todas as ações que têm como origem o nosso planejamento anual levam em consideração os objetivos do desenvolvimento sustentável. Utilizar as ferramentas que levam em consideração os ODS é uma forma de garantir um futuro de um planeta ambientalmente sustentável, com menos fome e pobreza, que são alguns dos objetivos estabelecidos pela agenda 2030 da ONU”, comentou.

 

Prefeito Marcos Santana

 

Para o secretário da Semap, Edmilson Brito, receber o prêmio de Melhores Práticas 2021 é motivo de muito orgulho e reconhece o esforço do prefeito e de toda a gestão em ações voltadas para o meio ambiente. 

 

“Este ano conseguimos realizar algumas ações de fortalecimento do nosso meio ambiente, como a semana de meio ambiente, e fortalecemos o plantio de árvores em avenidas e em áreas degradadas, bem como ações de educação ambiental. Outra grande conquista nossa, autorizado pelo nosso prefeito, foi a implantação da nova sede da Secretaria com uma estrutura melhor de trabalho para bem servir aos colaboradores e a população que procura os nossos serviços”, concluiu Edmilson.  

 

Á esquerda, Edmilson Brito, secretário da Semap

 

Fotos: Dani Santos