São Cristóvão realiza Oficina de Planejamento Participativo do SUS

17/12/2021 - 18:31 Atualizado há 2 dias

A secretaria de Saúde de São Cristóvão realizou nesta sexta (17) a 13ª e última oficina de Planejamento Participativo do SUS que tem como objetivo levantar as propostas de aperfeiçoamento da saúde ofertada no município para a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

A Oficina foi realizada no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e contou com a presença do Prefeito Marcos Santana, da secretária de Saúde do município Fernanda Santana, da coordenadora de Tecnologias Sociais e Ambientais da Pró-reitoria de Extensão da UFS, Tereza Raquel Sena, de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, trabalhadores e usuários do SUS.

Para o prefeito Marcos Santana, este é um momento importante de discussão, planejamento, divisão e distribuição de tarefas. “Este momento serve para que possamos responder a uma pergunta fundamental: que saúde queremos para os próximos anos em São Cristóvão? Mesmo sabendo das nossas fragilidades, sabemos o quanto já avançamos nesses 5 anos em São Cristóvão, mas queremos avançar mais.

Prefeito Marcos Santana

“Avançamos muito também no respeito e na relação verdadeira entre gestão e trabalhadores, culminando na finalização do trabalho do novo Plano de Cargos e Salários dos Trabalhadores da Saúde. Então, que saiamos daqui com a certeza de que construímos juntos e democraticamente este Plano Municipal de Saúde, e que ele seja o nosso norte nas ações e saúde nos próximos anos”, enfatizou o prefeito Marcos Santana.

O Plano Municipal de Saúde estará vigente de 2022 a 2025 e tem sido pensado a partir de oficinas que foram realizadas ao longo do último mês nos territórios, povoados e bairros da cidade, sempre trabalhando o tema “Planejamento local e participativo em saúde" como forma de ouvir as demandas da população.

“A ideia foi garantir que todos pudessem participar, chegando ainda mais longe do que já chegamos. Esse momento é a construção de um Plano que traz em si a nossa proposta, gestão usuários e trabalhadores, para a execução da política de saúde dos próximos anos. Ouvir as demandas dos usuários e dos trabalhadores é então imprescindível”, frisou Fernanda Santana, secretária de Saúde do município.

Fernanda Santana, secretária de Saúde do município

Tereza Raquel Sena, coordenadora de Tecnologias Sociais e Ambientais da Pró-reitoria de Extensão da UFS, frisou que o evento contribui para a melhoria futura da vida dos moradores. “A cidade universitária está dentro da cidade mãe e isso para nós é uma alegria e um motivo de satisfação. Mais ainda porque observamos um grupo coeso, participante com ações deste tipo. Iniciativas como esta com certeza serão bem-sucedidas, e que todos estejam prontos para colaborar para um futuro melhor para o cidadão de São Cristóvão”, afirmou ela.

Para Caroline Anunciação, Assessora de Planejamento e Gestão do SUS, o Plano Municipal de Saúde é o instrumento norteador das políticas de saúde. "Esse instrumento apresenta as intenções e os compromissos da Gestão de Saúde para os próximos quatro anos, expressos em Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores e tem o objetivo de fortalecer nosso Sistema Unico de Saúde e cuidar dos munícipes de forma mais qualificada e acolhedora", enfatizou ela.

Caroline Anunciação, Assessora de Planejamento e Gestão do SUS

Fotos: Heitor Xavier