São Cristóvão realiza Dia D de vacinação e imuniza população contra Influenza, Covid-19 e outras doenças

07/05/2023 - 14:29 Atualizado há 7 horas

No último sábado, 06, São Cristóvão, assim como outros municípios de Sergipe, realizou o Dia D de vacinação. A data faz parte da campanha de vacina contra Influenza, que durará até dia 31 de maio, mas engloba a imunização contra Covid-19 e outras doenças. Todas as unidades de saúde do município receberam a população no intuito de vacinar o maior número possível de moradores.

A primeira fase de vacinação contra a Influenza tem como público os grupos prioritários, que são seis meses a menos de seis anos, gestantes, puérperas, professores, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos, povos indígenas, pessoas com comorbidades, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência, caminhoneiros, profissionais da Força de Segurança e Salvamento e dos transportes públicos. Em São Cristóvão, cerca de 4.000 pessoas já foram vacinadas.

Já a vacina bivalente contra Covid-19 é ofertada no momento para pessoas acima de 18 anos que já tenham tomado pelo menos duas doses anteriores, há no mínimo quatro meses. Ambas as vacinas podem ser administradas no mesmo dia. Além delas, as unidades de saúde também disponibilizam outras imunizações para quem precisar atualizar seu cartão de vacina.

Segundo Ana Therezinha Marques, coordenadora de Imunização do município, a vacina contra a gripe precisa de um reforço anual para proteger a população. Depois de passar alguns meses em campanha para garantir a proteção dos grupos prioritários, que são pessoas com mais facilidade de adquirir a doença ou, caso adoeçam, de desenvolver casos mais graves, o município abrirá a imunização para toda a população.

“O Dia D é um dia que escolhemos durante a campanha para incentivar e facilitar o acesso à vacinação. Então abrimos os postos de saúde no dia de sábado para estimular o público que não pode vir durante a semana a garantir sua vacinação”, explica Therezinha.

Ana Therezinha Marques, coordenadora de Imunização do município

Simone Melo, gerente da UBS Masoud Jalali, estava a postos para receber os pacientes e  espera dar uma cobertura de vacinação de qualidade ao seu território, deixando o espaço aberto para que a população que não tem disponibilidade de se vacinar durante a semana possa estar protegida. “Estamos aqui das 7h às 19h e torço para que fiquem cientes que a Influenza é uma imunização muito importante para prevenir esse vírus e estamos de portas abertas para receber a população”, garante.

Simone Melo, gerente da UBS Masoud Jalali

Comunidade imunizada

Em todas as unidades de saúde, diversos grupos garantiram sua imunidade. Como, por exemplo, a usuária Edilza Monteiro, que tomou as duas vacinas, de Influenza e Covid-19, e, para ela, a sensação de estar protegida, poder trabalhar e se divertir, é essencial. “É valioso se proteger e proteger também as outras pessoas”, salienta.

Edilza Monteiro, usuária da UBS Masoud Jalali

Valdira Soares, usuária da UBS Masoud Jalali, levou seu filho de dois anos para se vacinar e, para ela, preocupar-se com a saúde do seu filho é imprescindível: “Para mim, é muito importante evitar as doenças, principalmente esse vírus, eu vim para que meu filho esteja protegido futuramente”.

Valdira Soares, usuária da UBS Masoud Jalali

Neide dos Santos, usuária da UBS Maria José Figueiroa, esteve presente para se vacinar e espera que toda a população siga seu exemplo e de outras pessoas que estiveram na unidade. “A sensação de receber as duas imunizações no mesmo dia é de saúde, porque procuramos sempre nos sentir mais fortes, e também  prevenir as doenças”, revela.

Neide dos Santos, usuária da UBS Maria José Figueiroa

A classe dos professores também foi representada na vacinação. A professora Juliane Souza acredita na importância de vacinar seus filhos em tempos de doenças virais e UTIs cheias, por isso levou a família inteira para ser imunizada junta. “É uma oportunidade para nós que trabalhamos o dia todo durante a semana. A campanha é maravilhosa e acaba nos permitindo vacinar a todos. Eles e eu, como pedagoga, que estou trabalhando diretamente com crianças. É proteção para mim e para elas. Que todos se conscientizem, venham se vacinar e vacinar seus filhos, porque vacina é vida!” alerta.

Juliane Souza, pedagoga e usuária da UBS Maria José Figueiroa, com seus filhos Clara e João

Para Kátia Rejane da Conceição, gerente da UBS Maria José Figueiroa, a expectativa foi de ter uma grande procura, e seu desejo foi realizado: “Durante a semana, o movimento tem sido muito grande, estamos vacinando só pela manhã cerca de 80 pessoas por dia, e, à tarde, chegando aos 30. No sábado, como tem uma feira próxima e a população não trabalha, o movimento será muito maior”.

Kátia Rejane da Conceição, gerente da UBS Maria José Figueiroa

A vacinadora Rosana Nunes lembrou que, antes da pandemia de Covid-19, muitas pessoas não davam valor ao cartão vacinal, e agora, como as empresas passaram a exigi-lo, elas estão mais atentas para manter o cartão em dia. “Estou aqui contribuindo para a saúde da população e para a Secretaria Municipal de Saúde e nosso papel é evitar e erradicar doenças”, reforça.

Rosana Nunes, vacinadora

Djamilly Gomes é técnica de enfermagem e, como profissional da saúde, está atenta aos cuidados da saúde em comunidade: “Eu sempre incentivo a vacinação no meu trabalho, pois é de extrema importância ter a prevenção para mim e para os demais. Tenho uma criança pequena e isso ajuda muito”.

Djamilly Gomes, técnica de enfermagem e usuária da UBS Mariano do Nascimento