São Cristóvão realiza Agosto Lilás e discute políticas públicas de proteção à mulher

17/08/2021 - 16:21 Atualizado há 1 dia

“Um encontro importante porque nós do povoado Aldeia nascemos e crescemos aqui, e mesmo sem casos de violência em nossa comunidade, acabamos sabendo que alguns locais aqui perto têm histórias de casos de violências contra as mulheres. São tempos complicados, com muita coisa ruim acontecendo no mundo, tenho meus filhos, meus 17 netos e quero sempre estar conversando com eles sobre essas coisas da vida”, disse a aposentada, Maria José Santos, que compareceu hoje ao encontro realizado pela Prefeitura de São Cristóvão, que faz parte da Campanha Agosto Lilás.

A partir do trabalho das técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), através do Projeto Papo de Mulher, várias atividades voltadas à proteção das mulheres estão sendo desenvolvidas, em diversos pontos da cidade. Com o tema: “São Cristóvão Por Elas”, a equipe da Semast aporta nas comunidades e montam uma programação com palestras e rodas de conversas.

Helena conversando com os moradores da Aldeia

“Agosto é o mês de luta e conscientização no tocante à violência contra a mulher. Desta forma, a equipe da Semast, através do trabalho da Coordenadoria Municipal de Políticas Para as Mulheres, vem realizando essas ações onde podemos explicar, por exemplo, detalhes sobre a criação da Lei Maria da Penha, que este ano completa 15 anos, e como a luta desta mulher acabou se tornando um marco para nós, brasileiras e brasileiros”, explicou a coordenadora municipal de políticas públicas para as mulheres, Maria Helena dos Santos Fortes.

Através de uma dinâmica com bexigas, Helena explanou aos convidados como a violência pode acontecer de diferentes formas. “Estamos fortalecendo esse vínculo entre as mulheres aqui presentes, e também com seus receptivos companheiros, que compareceram ao encontro. Sabemos que a violência acontece de várias maneiras, e assim falando sobre esse assunto podemos desmistificar seus tipos, enfrentando melhor as situações”.

Segundo José Elias dos Santos, o encontro foi importante para aperfeiçoar seu olhar diante das situações envolvendo as relações familiares. “Mesmo vendo na televisão essa questão da violência contra a mulher. Existem partes que não conheço, então é importante a gente ter contato assim com essas mulheres nos passando esses dados. Quanto mais informação, melhor”, frisou.

Agosto Lilás

A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006) - assinada no dia 7 de agosto, e que está completando 15 anos. Entendendo a importância da temática, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de São Cristóvão (Semast) vem realizando uma programação especial até o final do mês.

Maria José Santos

José Elias dos Santos

Confira a programação do São Cristóvão Por Elas:

17/08
Roda de Conversa ‘’Programa Papo de Mulher’’.
Povoado Aldeia.
Tema: Importância da Lei Maria da Penha.

19/08
Ação compartilhada: Programa Saúde da Mulher e Programa Papo de Mulher.
Acampamento Emília Maria.
Tema: Violência Doméstica e Familiar contra a mulher.

23/08
CREAS Itinerante
Povoado Arame II.
Palestra com mulheres da comunidade.
Tema: 15 Anos da Lei Maria da Penha, avanços e desafios.

27/08
Seminário 15 Anos da Lei Maria - Avanços X Retrocessos.
Webinário.
Tema: 15 Anos da Lei Maria da Penha, avanços e desafios.
Mediadoras: Delegada Dra.Caroline e a Sra.Secretária da Assistência de São Cristóvão
Lucianne.
Participantes: Trabalhadores municipais.
Obs: Vê plataforma para exibição.

30/08
Roda de conversa
Local: Paço Municipal.
Tema: “Construindo Masculinidades”.
Mediador: Carlos (Formando em Psicologia).
Participantes: 40 homens.

31/08
Solenidade de entrega de placas às mulheres do Projeto “Elas Inspiram”, assinatura da pactuação de compromisso com a política da Mulher no Município pelo Gestor municipal.
Local: Paço Municipal ou Museu.
Palestrantes: Dra. Rosa Geane e Dra. Lilian.
Convidados: Prefeito Municipal, mulheres homenageadas, secretárias mulheres e primeira dama municipal.

Fotos: Heitor Xavier