São Cristóvão participará de Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

06/12/2021 - 14:40 Atualizado há 4 dias

Para pensar em maneiras de fortalecer o potencial das cidades históricas, turísticas além dos diversos sítios de patrimônio no Brasil, será realizado nos dias 9 a 11 de dezembro, o 8º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento que acontece em São Luís/MA, contará com a participação do Prefeito Marcos Santana e da presidenta da Fumctur, Paola Santana, como representantes da Cidade Mãe.

Na nova edição deste encontro, o tema escolhido é “Turismo, a riqueza do Brasil, no cenário pós-pandemia: O Patrimônio Cultural e Natural como ativo para o desenvolvimento”. Com discussões que vão desde o financiamento e captação de investimentos às cidades ao patrimônio como vetor transformação, uma das mesas redondas terá a mediação do Prefeito Marcos Santana junto a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e do governador de Maranhão, Flávio Dino.

A organização do evento contará ainda com uma feira para as cidades exibirem um pouco de sua cultura. “Iremos mostrar a culinária de São Cristóvão, e para isso estaremos levando bricelets, queijada, licor, além da papelaria que produzimos e usamos para a população com os roteiros turísticos e todo acervo arquitetônico da cidade”, comenta Paola Santana, da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur).

presidenta da Fumctur, Paola Santana

A presidenta comenta ainda a importância da inserção de São Cristóvão no grupo seleto de cidades que possuem o título de patrimônio da humanidade. “Desde que assumimos a gestão, pegamos essa honra como mote de trabalho, de campanhas turísticas e de venda da cidade e isso tem dado certo. Tivemos um retorno significativo de turistas, a população começou a compreender melhor a importância de fazer parte desse círculo fechado e isso só enche de orgulho quem é de São Cristóvão e para quem passa a morar e gostar da cidade”, declara Paola.

O 8º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial é promovido pela Organização das Cidades Brasileiras de Patrimônio Mundial (OCBPM) em parceria com a Prefeitura e São Luís e com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).

Fotos: site Cidades Históricas e Heitor Xavier.