São Cristóvão participa do Expopesca e destaca sua produtividade pesqueira e gastronomia local

14/09/2023 - 18:08 Atualizado há 2 dias



 

Nessa quarta-feira (13) a Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), participou pela segunda vez da Expopesca, evento que congrega agentes participativos da cadeia produtiva da pesca e aquicultura dos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas. A Cidade Mãe de Sergipe apresentou seus produtos típicos, incluindo camarões, sururu, ostra e outros frutos do mar que são produzidos no município. Além disso,  o evento contou com a presença dos três vencedores do Festival do Camarão, que tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos. 

 

 

 

 

A participação de São Cristóvão na Expopesca ressalta a importância da visibilidade para os produtores locais. Eventos como esse proporcionam uma plataforma valiosa para eles mostrarem seus produtos a um público novo. De acordo com Josenito Oliveira, secretário da Semdet, essa iniciativa ajuda a promover não apenas a economia local, mas também fortalece a identidade gastronômica da região. 

 

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet (Foto: Heitor Xavier)

 

 

“A Expopesca é uma oportunidade que temos de divulgar as nossas potencialidades do nosso município. Somos o 3º maior produtor de camarão em Sergipe, além de outras atividades de pesca e mariscos, além de oportunizar nossos vencedores do Festival do Camarão a comercializar seus produtos, divulgando toda a nossa riqueza culinária, que é bastante peculiar, a todos os visitantes do evento”, partilha o secretário.  

 

A visibilidade obtida em eventos como esse é uma ferramenta poderosa para impulsionar a economia e destacar a riqueza dos recursos e da cultura da cidade e do povo sancritovense, como aponta a diretora de aquicultura e pesca da Semdet, Elaine de Jesus. “É um evento muito importante, porque o nosso município tem um potencial muito rico em relação ao marisco, à carcinicultura, à piscicultura, e não poderíamos ficar de fora desse evento que é um sucesso”. A diretora complementa que no estande estão sendo expostos camarão cinza, sururu e ostra, todos vivos.  

 

 

Elaine de Jesus, diretora de aquicultura e pesca da Semdet

 

 

Elaine reforça o fato de São Cristóvão ser o 3º maior produtor de camarão de Sergipe, mas adiciona dados significativos de marisqueiras. “O estudo de dezembro de 2020 mostra que são 957 marisqueiras em nosso município, hoje em dia, com certeza, esse número já aumentou”. 



Culinária 

 

Na ocasião estavam presentes os 3 vencedores do Festival do Camarão comercializando seus produtos e apresentando a culinária local sancristovense: Filhas do Mangue; Rainha, lanchonete e restaurante; e Ivorá, pizzaria e restaurantes; primeiro, segundo e terceiro colocado, respectivamente. 

 

Maria Lúcia de Almeida, umas das Filhas do Mangue, diz ser um grande prazer estar participando, pela primeira vez, da Expopesca. “Eu estou muito feliz em vir apresentar meu trabalho, são grandes oportunidades que a prefeitura nos oferece, assim como essa. E hoje está sendo mais uma, aqui em Aracaju ao lado de outras cidades, onde há pessoas de outros estados que podem conhecer nosso trabalho assim como nós o deles”. 

 

 

Maria Lúcia de Almeida à esquerda da foto 

 

 

Valderez Santana, conhecida como a Rainha, compartilha do mesmo sentimento. “Eu me sinto muito importante em uma oportunidade importante, participando desse evento. Devo muito à Elaine da Semdet, ela me incentiva bastante, espero estar sempre mostrando meu trabalho, as riquezas pertencentes de São Cristóvão em outras oportunidades como essa”. 

 

 

Valderez Santana

 

 

Quem também destaca a felicidade de estar representando São Cristóvão é Elder Correia, empresário da Ivorá. “Fiquei muito feliz em ser convidado para participar desse momento com as meninas, é sempre uma felicidade poder representar São Cristóvão. Fizemos questão de trazer o camarão, aratu, com produções nossas e, além disso, é uma visibilidade para nossa marca, apresentar nosso tempero regional”. 

 

 

Elder Correia

 

 

A programação da Expopesca segue até o próximo sábado, 16 de setembro.

 

 

Foto: Dani Santos