São Cristóvão participa do 1º encontro do Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras

25/07/2022 - 17:15 Atualizado há 1 dia

Em reunião realizada no dia 05 deste mês, a gestão de São Cristóvão foi selecionada para participar do “Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras – Governança Pública Municipal”, tornando-se a primeira cidade do estado a fazer parte da iniciativa. O primeiro encontro da mentoria acontece nesta segunda- feira (25), através de videoconferência, com a participação do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.

São Cristóvão será a 6ª turma do Brasil a participar deste encontro, que tem o objetivo de orientar as lideranças quanto às boas práticas de governança, com ações pautadas na legalidade, na transparência e na aplicação de políticas públicas eficazes, conforme consta na Cartilha Pública Municipal – Transformando a sua administração.

O grupo de servidores que acompanhará o gestor municipal na mentoria faz parte da Secretaria de Fazenda, Orçamento e Planejamento (SEMFOP); da Controladoria Geral do Município (CGM; da Secretaria de Governo e Gestão (SEGOV) e do Gabinete do prefeito. Para o gestor municipal, Marcos Santana, existe a expectativa de que os apontamentos apresentados pelos mentores ajudem a reforçar a importância de todas as áreas seguirem as normas de maneira que haja transparência e bons resultados para a sociedade.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

“A ideia com essa mentoria de governança é incutir em toda administração municipal a importância de pautar as nossas ações dentro dos princípios da legalidade, de forma que venha fortalecer a gestão, resultando na prática de políticas públicas eficazes e com os recursos públicos aplicados da forma mais transparente possível. É necessário deixar um legado que viabilize alcançar os nossos objetivos, dentro das demandas da população”, explicou Marcos Santana.

Para o secretário municipal de Fazenda, Orçamento e Planejamento de São Cristóvão (SEMFOP), Eldro da França, “o saldo positivo da mentoria em governança pública  está, dentre outros benefícios, na contribuição efetiva para o planejamento estratégico da gestão, com a entrega de serviços e políticas públicas eficientes e eficazes para a população. Além do principal, que é a promoção da transparência e, principalmente, com a participação da sociedade”, frisou.

Eldro da França, secretário municipal de Fazenda, Orçamento e Planejamento de São Cristóvão

Sobre a Rede de Governança Brasil

A Rede Governança Brasil (RGB) é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão colaborar na implantação de políticas de Governança, Gestão de Riscos e Compliance no Brasil, na América Latina e no mundo. A instituição tem trabalhos pautados na visão de um país onde a governança seja executada de forma íntegra, ética, transparente e com foco na entrega de valor à sociedade tornando o Brasil uma nação mais desenvolvida, sustentável, com evolução social e econômica.

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier