São Cristóvão oferece práticas integrativas e complementares em saúde como acupuntura à população

18/02/2021 - 18:53 Atualizado há 3 dias

O município de São Cristóvão começou a disponibilizar à população diversos serviços que fazem parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que são terapias que complementam os tratamentos convencionais e auxiliam no reequilíbrio físico, mental e emocional dos pacientes.

As práticas integrativas englobam vários tratamentos, como acupuntura, uso de plantas medicinais, fitoterapia, arteterapia, meditação, musicoterapia, reiki, ioga, aromaterapia, e outros que ajudam a tratar dores através de recursos terapêuticos que tanto previnem doenças como podem ser utilizados de forma paliativa em doenças crônicas.

Em São Cristóvão estão sendo ofertados inicialmente os tratamentos de acupuntura, terapias da medicina chinesa, quiropraxia, ostepraquia, e auriculoterapia, entre outros, através do profissional Pablo Vinícius Silva, fisioterapeuta, osteopata e acupunturista da rede municipal de saúde.

Pablo Vinícius explica duas das terapias ofertadas no município: “a acupuntura é uma terapia que utiliza agulhas em determinados pontos do corpo com o intuito de melhorar a saúde e qualidade de vida do paciente. Além da redução da dor a acupuntura também proporciona regulação do metabolismo, da ansiedade, da insônia, do estresse da depressão regulando e reequilibrando o funcionamento hormonal”.

“Já a osteopatia é um ramo da fisioterapia que utiliza um método de avaliação e diagnóstico, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, através da intervenção das mãos sobre o corpo. O foco maior da ostepatia está na origem da dor e não onde ela está localizada e é indicada em casos de problemas musculoesquelético, articulares, visceral e vascular”, explica ele.

Pablo Vinícius Silva, osteopata e acupunturista da rede municipal de saúde de São Cristóvão

Ingrid Santos, coordenadora de atenção especializada de São Cristóvão, explica que o município já possuía há alguns anos um projeto nesta área, e que agora ele entra em fase de execução. “Já tínhamos um projeto elaborado por Pablo, fisioterapeuta do município, para trabalhar com essas práticas no tratamento da dor crônica, pois temos muitos pacientes que deixam de ser usuários do serviço de reabilitação e passam a realizar terapias. Então esse usuário ficava dependente daquela prática da fisioterapia pela vida inteira”, afirmou ela.

“Agora estamos equipando o município para realização dessas práticas, e já adquirimos um aparelho para realização da eletroacupuntura. Esse tratamento usa a acupuntura como base, ramo da medicina tradicional chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo para obter diferentes efeitos, analgésicos, anti-inflamatórios, neuro-regulatórios ou homeostáticos", explica a coordenadora.

Os tratamentos já estão sendo ofertados pela rede de saúde do município e estão disponíveis a toda a população de São Cristóvão.  O usuário deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e realizar uma consulta inicial para que, após identificada a necessidade do tratamento, ele seja direcionado através do Sistema de Regulação do município (SISREG) a sessões que serão realizadas no Centro Especializado em Reabilitação Doutor Raimundo Aragão.